Alerj homenageia Dom Orani Tesmpesta pelos seus 50 anos de Ordenação Sacerdotal

Religioso foi nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro, em 19 de abril de 2019, pelo Papa Bento XVI. Dom Orani nasceu em São José do Rio Pardo (SP), em 23 de junho de 1950

No ano em que comemora 50 anos de Ordenação Sacerdotal, o Cardeal Dom Orani TempestaArcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, já recebeu, merecidamente, muitas homenagens nos círculos católicos e fora deles. As reverências demonstram como a liderança máxima catolicismo fluminense é querida pela sociedade, a ponto de ser chamada de o “Cardeal do Brasil”.

Entre as reverências prestadas ao Monge Cisterciense (O.Cist) está a solenidade realizada, na última segunda-feira (4), no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). À Sessão Solene compareceram religiosos e fiéis católicos, representantes da sociedade civil, além de políticos e autoridades estaduais e municipais, que lotaram a cerimônia das Bodas de Ouro do Arcebispo fluminense.

Nascido na cidade de São José do Rio Pardo, em 23 de junho de 1950, no interior de São Paulo, Dom Orani é o caçula dos nove filhos do imigrante italiano Achille Tempesta e da brasileira Maria Bárbara de Oliveira.

Em 20 de janeiro de 1968, o religioso ingressou na Ordem Cisterciense no Mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, em sua cidade natal, iniciando o seu noviciado no dia 1 de fevereiro do mesmo ano, confirmando os seus primeiros votos no dia 2 de fevereiro de 1969.

Com apenas 24 anos, fez a sua profissão solene na Ordem, no dia 2 de fevereiro de 1972, com a sua ordenação presbiteral acontecendo em 7 de dezembro de 1974, pelas mãos de Dom Tomás Vaquero, na Matriz de São Roque, em São José do Rio Pardo.

No 27 de fevereiro de 2009 foi nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro, com posse celebrada em 19 de abril de 2009, na Catedral de São Sebastião. Em 29 de junho de 2009, Dom Ornai recebeu o pálio das mãos do Papa Bento XVI.

Papa Francisco elevou Dom Orani Tempesta ao cardinalato, em 22 de fevereiro de 2014, durante o Consistório realizado na Basílica de São Pedro, quando recebeu título de Cardeal-presbítero de Santa Maria Mãe da Providência no Monte Verde, integrando o grupo de mais de seis brasileiros no Colégio Cardinalício.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também