Agentes Comunitários de Saúde são capacitados pelo NEP/CISBAF

setembro 17, 2018 /

“Curso foi excelente, com várias informações importantes para a atuação dos agentes, o que irá facilitar muito a prática no município. A aula apresentou problemas que me deparo no dia a dia na unidade de saúde, o que irá nos ajudar muito na assistência oferecida à população”. Com este depoimento o agente comunitário de saúde Rafael Bruno Leite da Silva, da unidade de saúde do Centro, em Japeri, definiu a capacitação sobre Noções de Primeiros Socorros, ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente da Baixada Fluminense (NEP/CISBAF), na última sexta-feira (14), na sede do consórcio.

Profissionais aprendem a fazer a massagem de ressuscitação cardiorrespiratória

Durante a aula, a enfermeira do NEP, Ana Lucia Guimarães, falou sobre os diferentes tipos de hemorragias, a forma adequada de classificar fraturas, intoxicação, os cuidados nos casos de queimaduras, convulsão, obstrução das vias aéreas (asfixias), síncope e ressuscitação cardiorrespiratória. Este último tema, além da teoria, a professora mostrou através da simulação usando um boneco os procedimentos corretos no momento do socorro.

Agentes comunitários de saúde elogiam iniciativa do Cisbaf

A sala lotada e a participação dos profissionais no decorrer da aula ratificaram o interesse e a valorização das informações apresentadas. Essa também foi a opinião da agente comunitária de saúde Ligia Maria de Oliveira, do PSF Santa Lúcia, em Duque de Caxias. É a primeira vez que participa de um curso oferecido pelo consórcio e gostou muito da oportunidade. “Achei o curso ótimo. A forma que o tema é passado é de fácil entendimento e a aula é dinâmica. Com certeza vou aplicar o que aprendi no meu PSF, em casa e na minha vida. Saio daqui confiante que saberei lidar no dia a dia com situações que vi no curso. A iniciativa do Cisbaf é ótima e torço para que venham mais capacitações. O saber nunca é demais”, enfatiza a ACS.

Fotos: Cláudia Souza/Divulgação

Aloma Carvalho