Acidente no PR mata nove atletas de equipe de remo de Pelotas

Uma carreta container tombou sobre a van que levava os atletas

Um trágico acidente na BR-376, em Guaratuba, no litoral do Paraná, resultou na morte de nove pessoas. O incidente ocorreu na noite de domingo, 20 de outubro, quando uma carreta tombou sobre uma van de turismo. Entre as vítimas, estavam jovens atletas do projeto social Remar para o Futuro, do Centro Português de Pelotas, no Rio Grande do Sul, que visava integrar alunos da rede pública por meio do esporte.

A equipe de remo retornava de uma competição em São Paulo, onde haviam conquistado sete medalhas no Campeonato Brasileiro de Remo Unificado, e estavam com destino a Pelotas (RS), segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma carreta container tombou sobre uma van que transportava a equipe esportiva.

Um adolescente de 17 anos chegou a ser resgatado, apresentando apenas ferimentos leves. O motorista da carreta também foi resgatado. Ambos foram levados ao Hospital São José, em Joinville (SC).

Já as vítimas fatais foram encaminhadas para o Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba.

Dos mortos, estão o idealizador do projeto, Oguener Tissor, e sete remadores, que tinham entre 15 e 20 anos.

Veja quem são as vítimas:

  • Samuel Benites Lopes, 15 anos
  • Henry da Fontoura Guimarães, 15 anos
  • João Pedro Kerchiner, 17 anos
  • Helen Belony, 20 anos
  • Nicoli Cruz, 15 anos
  • Angel Souto Vidal, 16 anos
  • Vitor Fernandes Camargo, 17 anos
  • Oguener Tissot (coordenador), 43 anos
  • Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos

Segundo a PRF, a carreta teria perdido os freios e entrado em choque com a parte traseira da van. Assim, a van teria batido em um outro carro. Em seguida, o veículo que transportava os atletas foi arrastado para fora da pista pelo caminhão, levando ao tombamento.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou as mortes. “Não há palavras que possam descrever a dor de perder um filho ou neto. A dor é irreparável. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos das vítimas”, disse, em mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).

A prefeitura de Pelotas decretou luto oficial de sete dias e se encontrou com familiares na manhã de segunda (21). Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou o acidente.

“[Os atletas] estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional”, afirmou Leite.

Em menos de um mês, esse é o segundo acidente fatal envolvendo equipes esportivas. No final de setembro, o ônibus que transportava o time de futebol americano Coritiba Crocodiles, da capital paranense, tombou na descida da Serra das Araras, no sul do Rio de Janeiro, matando três pessoas.

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também