Ícone do site Nova Iguassu Online

A pedido do prefeito, Vereadores de Nova Iguaçu ouvem especialistas sobre segurança pública para definir qual deve ser a atuação da Guarda Municipal

Foto:CMNI/Divulgação.

Durante uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu discutiu_se, hoje (22) , a busca de um modelo de atuação dos 100 guardas municipais da cidade. Do encontro participaram especialistas em segurança pública, como o Comandante do 20º BPM, coronel Perry Souza Azeredo, o secretário municipal de Ordem Pública, Fernando Bastos, e José Luís da Silva Alves, representante da Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, e o coronel Leonardo D’Andrea Vale, vice-presidente do Instituto de Segurança Pública (ISP).

O modelo de atuação da guarda municipal de Nova Iguaçu, se armada ou não, sairá de discussões com a sociedade e acompanhará as normas definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), informa o prefeito Dudu Reina através de um decreto publicado recentemente. Segundo Fernando Bastos, o número de guardas municipais será ampliado para atender também os bairros da periferia de Nova Iguaçu.

José Luis da Silva Alves disse que a legislação atual é clara sobre o armamento da guarda municipal. Já o Comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar disse que o o objetivo é a polícia trabalhar em conjunto com a guarda, dando suporte no trabalho de rua. Especialista em segurança pública, o tenente-coronel PM Leonardo defendeu o trabalho unificado das forças policiais do Estado.

O secretário de Ordem Pública, Fernando Bastos, apresentou gráfico mostrando diminuição de roubos de veículos e roubos de rua, de janeiro a abril de 2025. Segundo ele, O Programa Segurança Presente é fundamental para que o trabalho da Polícia Militar mostre mais resultados.

Oito vereadores, entre eles Márcio Guerreiro, presidente da Casa, participaram da audiência pública,

Sair da versão mobile