A coça de Canella em Matheus em Belford Roxo e a música de Caimmy na pesquisa da Quaest

Márcio Canella, deputado estadual campeão de votos para a Alerj em 2022, tem mas do que o dobro das intenções de votos do segundo colocado em Belford Roxo.

Composta há 65 anos pelo baiano Dorival Caymmi, a letra da música Samba da minha terra ( ” Quem não gosta de samba bom sujeito não é/ é ruim da cabeça ou doente do pé”) expressa a idéia de que quem não gosta de samba não é uma boa pessoa, diz um trecho sobre a popularidade do samba.

Este sucesso de Caymmi foi muito cantado hoje ( 21) pelos adversários de Waguinho, presidente regional do Republicanos, logo após a divulgação dos números da primeira rodada da pesquisa Quaest para intenção de voto em Belford Roxo, cidade que ganhou projeção nacional após Lula fazer um comício no campo do Heliópolis, no segundo turno, e anunciar investimentos no município ao agradecer a Waguinho a mobilização para o evento de sua campanha vitoriosa mas apertada contra Jair Bolsonaro ( obs: Bolsonaro ganhou de Lula em todas as cidades da Baixada Fluminense).

O deputado estadual Márcio Canella ( União Brasil), o vice que rompeu com Waguinho no ano passado, ganharia hoje a eleição já no primeiro turno, com 51%, se os números da aferição do termômetro eleitoral em Belford Roxo estiverem corretos. Os 25% de intenção de votos em Matheus, sobrinho do prefeito, representam uma ducha de água fria para os que até aqui participam de eventos da campanha extemporânea que toma conta do município há meses. Assis Freitas, do PSB e Gustavo Ferreira, do Novo, têm 1% das intenções de voto cada um; indecisos são 12% e somam 10% os que informaram que votarão em branco, nulo ou não comparecerão às urnas.

Na pesquisa espontânea, 70% dos entrevistados disseram não ter candidato ainda. A Quaest foi contratada pela Super Rádio Tupi para fazer pesquisas de intenção de votos nas cidades da Baixada Fluminense.

A Comunicação Social, por ordem do prefeito, inclui fotos de Waguinho com Matheus em todas as informações encaminhadas para os veículos de comunicação há dois anos, quase sempre sem qualquer interesse público, e sonega informações valiosas sobre transparência na administração.

A julgar pelos números da primeira sondagem, o sobrinho do prefeito terá muita dificuldade para superar os problemas criados pelo tio protetor na sua “pré campanha”. A saber: a proibição da escola de samba Inocentes de Belford Roxo fazer em São Vicente os ensaios para o carnaval deste ano depois que o presidente da agremiação, o ex-vereador e ex-secretário Reginaldo Gomes, assumiu a presidência do MDB do município. Reginaldo abriu dissidência para apoiar Márcio Canella. Ele levou a Inocentes para ensaiar em Mesquita, cidade vizinha. Numa pesquisa qualitativa feita três meses atrás, a Inocentes foi apontada pelos entrevistados, moradores de Belford Roxo, como a única referência positiva do município.

A derrota de Waguinho na eleição para a presidência da Câmara dos Vereadores e as cenas de pugilato entre vereadores, seguranças e o próprio Waguinho se envolvendo no conflito, com direito a vídeos em redes sociais, também foram mais um tiro no pé nas pretensões do prefeito em inflar o nome do sobrinho para continuar mandando em Belford Roxo.

É óbvio que ainda é cedo para qualquer palpite virar informação sobre quem vai administrar o município de Belford Roxo em 2025, mas para quem acompanha há décadas o processo político na cidade desde sua emancipação em 1989, fica uma dica para o atual prefeito: mexa-se! Trate os quase 20 mil funcionários com respeito, devolva a muitos deles os chamados direitos adquiridos, e seja educado e humilde com os que não são torcem pelo seu time.

*Paulo Cezar Pereira, Jornalista, é Editor Chefe do Nova Iguassu Online.

:

Compartilhe
Baixada Fluminense, PC Online, Política

Mais lidas

Publicidade
Veja também