A inauguração de uma maternidade pública marcou as comemorações do Dia Internacional da Mulher em Belford Roxo neste domingo (8) na Avenida Benjamin Pinto Dias, Centro. A previsão é que a unidade tenha capacidade, em média, para realizar inicialmente 400 partos por mês. No total serão 47 leitos. Em 36 anos de emancipação, essa é a primeira maternidade pública.
O governador Cláudio Castro, os deputados Dr. Luizinho (PP-RJ) e Dr. Deodalto (PL) participaram do evento com o prefeito da cidade e vereadores. Castro informou que toda mãe que ganhar neném na nova maternidade terá direito a um kit-bebê completo.O governo estadual liberou cerca de R$ 12 milhões para a compra de equipamento e repassará R$ 5 milhões mensalmente para manter a maternidade
Unidade toda equipada
Em seu discurso, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Feital, destacou que a maternidade está toda equipada para atender com tranquilidade. “Aqui nascerão diversas crianças que serão o futuro do Brasil. Depois de 36 anos o município tem uma maternidade pública”, resumiu Feital.

Infraestrutura
Pelo projeto, a Maternidade municipal terá seis enfermarias, sala de parto, quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), isolamento, UCINCA – Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (Canguru), que é focada no contato pele a pele entre recém-nascidos de baixo peso e seus pais; e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional – UCINCO, que é um setor especializado no atendimento a recém-nascidos de médio risco, prematuros ou com necessidade de monitoramento contínuo, mas que não precisam de UTI.
Classificação de risco
A maternidade terá ainda classificação de risco, consultórios, sala de observação, centro cirúrgico, sala de Aspiração Manual Intrauterina – AMIU, que é projetada para esvaziamento seguro do útero, indicado principalmente em casos de abortamento no primeiro trimestre (14 semanas) e Salas de Recuperação Pós-anestésica, setor que monitora as mulheres após o parto.








