Morre Constantino Júnior, fundador e ex-CEO da Gol, aos 57 anos

Empresário foi um dos principais responsáveis por transformar a aviação comercial no Brasil ao introduzir o modelo de ‘baixo custo, baixa tarifa’

Constantino de Oliveira Júnior, fundador e ex-CEO da Gol Linhas Aéreas, morreu na manhã deste sábado (24), em São Paulo, aos 57 anos. O empresário estava internado na capital paulista e enfrentava há anos um câncer.

Fundador da companhia em 2001, Constantino Júnior foi um dos principais responsáveis por transformar a aviação comercial no Brasil ao introduzir o modelo de “baixo custo, baixa tarifa”, ampliando o acesso ao transporte aéreo no país. Ele foi o primeiro CEO da Gol e liderou a fase inicial de expansão da empresa.

Antes de criar a Gol, atuou como diretor da Comporte Participações entre 1994 e 2000. Em 2004, passou a integrar o Conselho de Administração da companhia aérea, acumulando a função com a presidência executiva até 2012, quando deixou a gestão direta e assumiu a presidência do conselho, cargo que ocupava até sua morte.

Além da Gol, Constantino Júnior era um dos fundadores e membro do Conselho de Administração do Grupo ABRA, holding criada em 2022 que controla as operações da Gol, no Brasil, e da Avianca, na Colômbia. Fora do setor aéreo, também era entusiasta do automobilismo e chegou a competir na Porsche Cup.

Em nota, a Gol lamentou a morte do fundador e destacou o legado deixado por sua liderança, visão estratégica e contribuição para o desenvolvimento da aviação brasileira.

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Compartilhe
Categorias
Publicidade

Veja também