Responsabilidade social: 240 vagas gratuitas em Piraí para aulas de vôlei, handebol,tênis, bandminton e atletismo; Prefeito Pezão destaca ajuda para os jovens

Para o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão (MDB), a parceria privada é fundamental para o desenvolvimetno social da cidade. Fotos: RioSP /Divulgação/Banco de Imagens.

O Container do Esporte, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC) com patrocínio do Instituto Motiva, na área de atuação da RioSP, via Lei de Incentivo ao Esporte, oferecerá 240 vagas para aulas gratuitas de vôlei, handebol, tênis, badminton e atletismo para crianças de 6 a 16 anos. As atividades devem ser iniciadas amanhã, 16 de outubro, na cidade de Piraí.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no CIEP 158 – Margarida Thompson, em Casa Amarela, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, de acordo com a disponibilidade de vagas. Podem participar crianças de 6 a 12 anos, desde que estejam comprovadamente matriculadas na rede pública ou privada de ensino.

“Estamos muito felizes em levar a prática de esportes para crianças e adolescentes. O projeto oferece aprendizado em diversas modalidades e promove hábitos saudáveis, alinhado ao foco estratégico de qualidade de vida do Instituto Motiva”, destaca Alex dos Santos, especialista em Responsabilidade Social na Motiva Rodovias.

“O projeto vai além das atividades esportivas, buscando promover o desenvolvimento integral dos participantes. Inclui ações de cidadania que incentivam a participação ativa na sociedade e a construção de uma comunidade mais justa e solidária. A sustentabilidade é um pilar fundamental, com iniciativas que conscientizam sobre a preservação ambiental e o uso responsável dos recursos naturais. As dinâmicas transversais permitem a integração de diferentes áreas do conhecimento, enriquecendo a experiência e preparando os participantes para desafios da vida cotidiana”, afirma Leny Figueiredo, presidente do IDEC.

Itinerante, o Container do Esporte já passou por mais de 10 cidades brasileiras em 2025. Após Piraí, o projeto seguirá para Mangaratiba.

Aulas de sustentabilidade

O container serve como apoio para as aulas oferecidas aos alunos e conta com soluções sustentáveis, como a utilização de energia eólica para parte de seu funcionamento. Durante todo o desenvolvimento do projeto, os beneficiários participam de atividades físicas adaptadas às suas faixas etárias, com materiais e equipamentos adequados, garantindo uma aprendizagem mais eficiente e agradável. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino e vespertino, com duração de 50 minutos cada.

Além das atividades esportivas, o projeto também promove ações socioambientais, incluindo a promoção da igualdade racial e o enfrentamento ao racismo, o respeito às comunidades tradicionais e povos indígenas, e a conscientização sobre reciclagem e sustentabilidade, por meio de rodas de conversa, discussões e explanações durante as aulas.

O Container do Esporte é idealizado e executado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Esporte e da Cultura (IDEC), com patrocínio do Instituto Motiva, na área de atuação da RioSP, via Lei de Incentivo ao Esporte, em parceria com as Prefeituras e o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Prefeito Pezão: parceria amplia oportunidades para as criançs e os jovens

-Ficamos muito felizes em receber o projeto Container do Esporte em Piraí. Essa é mais uma iniciativa que dialoga com o nosso compromisso de ampliar as oportunidades para as crianças e os jovens da cidade. O esporte transforma vidas, ensina valores e fortalece a cidadania. Parcerias como essa mostram que, quando o poder público e a iniciativa privada caminham juntos, conseguimos levar mais qualidade de vida e desenvolvimento para a população – destacou o prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão.



Compartilhe
Categorias
Publicidade

Veja também