A Light estabeleceu uma parceria com o Disque Denúncia para intensificar o combate aos furtos de cabos e às fraudes no fornecimento de energia elétrica. A partir de agora, crimes como ligações clandestinas e roubo de fios também podem ser denunciados de forma anônima, 24 horas, por meio dos canais da central. O acordo foi celebrado na sede da concessionária nesta terça-feira (13), com o objetivo de incentivar a população a relatar irregularidades, como ligações clandestinas, enviando fotos e vídeos.
Para Rodrigo Brandão, diretor de distribuição da Light, a parceria com o Disque Denúncia é mais uma ferramenta na busca pela melhoria do serviço prestado. “Reduzir a fraude de energia é um desafio diário e contar com um canal que garante sigilo absoluto é fundamental para engajar os cidadãos a participarem ativamente. O furto de energia é crime e coloca em risco a segurança de todos. A Light trabalha com redes elétricas de redundância para evitar que os clientes sintam os efeitos, mas é fundamental o apoio da população na denúncia de atividades suspeitas. Esse é um problema grave e precisa ser enfrentado com o apoio de todos”.
A Light atua em uma das regiões mais desafiadoras do país, com índices de furto de energia acima da média nacional. Para enfrentar esse cenário, a distribuidora adotou uma estratégia integrada, unindo tecnologia, inteligência de dados e proximidade com os clientes. Em 2024, a empresa regularizou 2.597 ligações clandestinas e normalizou cerca de 173 mil instalações irregulares em residências e comércios. Para se ter uma ideia da dimensão do problema, para cada 100 clientes regulares, 35 praticam o furto de energia.
“Combater os crimes de furto de cabos e de energia elétrica é a nossa prioridade. O furto gera prejuízo para a empresa e para a sociedade, que, a partir de agora, pode contar com o Disque Denúncia para denunciar essas práticas criminosas, de forma segura e anônima pelos nossos canais de atendimento”, afirma Renato Almeida, Presidente do Instituto MovRio e Diretor-Geral do Disque Denúncia.
Em 2025, até agora, foram furtados mais de 58 mil metros de cabos — isso equivale a cerca de 62 voltas ao redor do Maracanã. As áreas mais afetadas têm sido bairros como Ipanema, Copacabana, Centro e Barra da Tijuca.
A população pode denunciar “gatos” e furtos de cabos de energia através do telefone/WhatsApp (21) 2253-1177 e pelo App ‘Disque Denúncia RJ’. Em todos os canais o anonimato é garantido.