O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste sábado que seu governo está empenhado em apurar toda a verdade sobre as fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que geraram prejuízos superiores a R$ 6,3 bilhões a aposentados e pensionistas. Em entrevista a jornalistas brasileiros pouco antes de partir de Moscou rumo a Pequim, Lula assegurou que os lesados serão ressarcidos, e jogou a origem do problema no governo de seu antecessor, Jair Bolsonaro.
— Nós resolvemos desmontar uma quadrilha que foi criada em 2019. E vocês sabem quem governava o Brasil em 2019, quem era o ministro da Previdência em 2019, quem era o chefe da Casa Civil em 2019. A gente poderia ter feito um show de pirotecnia, mas a gente não quer uma manchete de jornal. A gente quer apurar. Aquelas entidades que roubaram vão ter seus bens congelados. Desses bens vamos repatriar para pagar as pessoas — disse.
Lula minimizou as críticas de que houve atraso na apuração do esquema de descontos não autorizados em benefícios previdenciários pagos pelo INSS, envolvendo servidores do instituto e associações. Um desses críticos foi o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para o qual a Controladoria-geral da União (CGU) demorou a alertar sobre as fraudes. Segundo o presidente, a investigação foi feita “sem alarde”.
— Tanto a CGU quanto a Polícia Federal foram a fundo para chegar no coração da quadrilha. Se tivessem feito um carnaval um ano atrás, possivelmente teria parado no carnaval. Como acontece em todas as denúncias. Você faz um show de pirotecnia uma semana, na outra sai da pirotecnia e se esquece — disse o presidente. — O que eu posso dizer é que as vítimas não serão prejudicadas. Quem vai ser prejudicado são aqueles que um dia ousaram explorar o aposentado e o pensionista brasileiro, criando entidades e fazendo promessas nunca cumpridas.
Lula não quis antecipar, no entanto, um prazo para que as vítimas sejam ressarcidas.
— Devolver ou não depende de constatar a quantidade de pessoas que foram lesadas — disse o presidente. — Não foi dinheiro de cofres públicos, foi um assalto aos aposentados, é até mais grave. Isso é que nos deixa mais revoltados. Não tenho pressa, o que eu quero é apurar para apresentar ao povo brasileiro a verdade. E se tinha alguém do governo passado envolvido. Quem foi que assaltou o bolso dos aposentados. O que eu sei é que eles não terão prejuízo.
Com informações do O Globo