Mesquita promove ações para emissão da Carteira do Autista

Serviço facilita o acesso à identificação para crianças com TEA assistidas pelos CRAS da cidade

A Prefeitura de Mesquita realizará, entre os dias 12 e 16 de maio, uma série de ações voltadas à emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). As atividades acontecerão em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, com o objetivo de facilitar o acesso ao documento, especialmente para famílias de crianças com TEA que são acompanhadas pelas unidades.

Durante o mês de abril, ouvimos muitas mães que enfrentam dificuldades para emitir documentos dos filhos, seja pelo comportamento das crianças em ambientes agitados, seja pela falta de preparo de outros espaços. Pensando nisso, decidimos levar o serviço de forma itinerante até os CRAS, que já são espaços de acolhimento e vínculo com essas famílias. Emitir essa documentação é garantir o primeiro passo para o acesso a direitos. E quando a gente entrega essa carteira com identificação diferenciada, estamos reconhecendo e respeitando a especificidade de cada criança”, afirma a subsecretária de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel. 

Subsecretária de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel. 

A emissão da CIPTEA é realizada pelo Centro Municipal de Serviços de Mesquita. Contudo, para agilizar e descentralizar o atendimento, a Subsecretaria Municipal de Assistência Social montou esse cronograma especial nos CRAS, sempre com atendimento das 13h às 17h — com exceção da terça-feira, 13/05, quando a equipe se dividirá entre os CRAS Banco de Areia (13h às 15h) e Santo Elias (15h30 às 17h).

Confira abaixo o cronograma de ações (13h às 17h):

12/05 – CRAS Rocha Sobrinho

13/05 – CRAS Banco de Areia (13h às 15h) e CRAS Santo Elias (15h30 às 17h)

14/05 – CRAS Juscelino

15/05 – CRAS Santa Terezinha

16/05 – CRAS Chatuba

Para solicitar a CIPTEA, é necessário apresentar laudo médico com o diagnóstico de TEA, comprovante de residência atualizado, foto, documento de identidade da criança e do responsável legal. Caso a criança não tenha CPF, o documento pode ser emitido na hora. Para isso, é preciso apresentar certidão de nascimento da criança e título de eleitor do responsável.

Endereços dos CRAS participantes:

CRAS Rocha Sobrinho – Avenida Coelho da Rocha, 1426

CRAS Banco de Areia – Rua Bicuíba, 48

CRAS Santo Elias – Rua Cesário, 659

CRAS Juscelino – Avenida São Paulo, 465

CRAS Santa Terezinha – Rua Hélio Mendes, 220

CRAS Chatuba – Rua Adolfo Albuquerque, 398

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também