Asilos clandestinos são fechados em Campo Grande

Em um dos imóveis, seis idosos dividiam o espaço, pagando até 450 reais por mês por cuidados que não recebiam

Dois asilos clandestinos foram fechados na manhã desta quarta-feira (30/04), em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, durante uma operação da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável com a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária. Segundo os agentes, os locais, que não possuiam alvará de funcionamento, abrigavam os idosos em condições subumanas.

Em um dos imóveis, seis idosos dividiam o espaço, pagando até 450 reais por mês por cuidados que não recebiam. De acordo com os fiscais, não havia ninguém para preparar comida ou administrar os medicamentos. A denúncia chegou à prefeitura depois da morte de um idoso.

A denúncia chegou à prefeitura após a morte de um idoso dias depois de ter sido retirado pela família do local.

No segundo asilo clandestino, que abrigava oito idosos, os agentes encontraram colchões com forte odor de urina, lixo acumulado e até fezes nas paredes de um dos quartos. Os banheiros não eram adaptados e vergalhões expostos no quintal ofereciam risco de acidente.

A responsável pelo local segue em contato com os fiscais e foi intimada a avisar as famílias dos idosos para que eles sejam buscados.

A prefeitura informou que os idosos que não forem retirados pelas famílias serão encaminhados para um lar provisório.

A população pode consultar se um abrigo tem autorização para funcionar por meio do número (21) 97533-8831, do programa Rio Cuidadoso. O serviço informa se a instituição possui alvará, nutricionista, médicos, enfermeiros e é fiscalizada pela Vigilância Sanitária.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também