Show de Lady Gaga em Copacabana terá segurança reforçada com drones, viaturas extras e inspeções navais

Megaevento mobiliza batalhões da PM, Marinha e Defesa Civil em várias regiões do Rio

Às vésperas do aguardado show gratuito de Lady Gaga na Praia de Copacabana, Zona Sul do Rio, autoridades estaduais estão mobilizando uma série de medidas para garantir a segurança de um público estimado em 1,6 milhão de pessoas, informa o portal Extra. O evento, marcado para o próximo dia 3 de maio, integra o festival Todo Mundo no Rio e demanda um esquema especial envolvendo reforço policial, fiscalização em transportes públicos e inspeções marítimas.

Uma ordem de serviço da Secretaria de Polícia Militar orienta a instalação de viaturas em 16 pontos estratégicos da Avenida Atlântica, desde o Leme até Copacabana, para ampliar o policiamento ostensivo. Em cada bloqueio de trânsito, haverá atuação conjunta de duplas do MPTrans — oriundas do 14° BPM (Bangu), 18° BPM (Jacarepaguá) e 40° BPM (Campo Grande) — com agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal.

Nos terminais de transporte público da Zona Oeste, o policiamento será intensificado ainda no sábado, véspera do evento, com rondas e abordagens em ônibus e estações de BRT e metrô. Estão envolvidos os batalhões de Honório Gurgel, Bangu, Jacarepaguá, Santa Cruz, Recreio dos Bandeirantes, Campo Grande e Irajá.

No Recreio, agentes do 31° BPM vão reforçar a segurança no Terminal Alvorada e na Estação Jardim Oceânico. Já na Zona Norte, o 41° BPM (Irajá) cuidará do patrulhamento nas estações de metrô da Pavuna, Coelho Neto e Vicente de Carvalho.

Outras medidas de segurança determinadas incluem:

  • O 2º BPM (Botafogo) requisitou 15 viaturas extras para a operação;
  • O 19º BPM (Copacabana) pediu 2 viaturas tipo pick-up para atuar nas imediações da praia;
  • A Diretoria de Infraestruturas de Tecnologia da PM solicitou a inscrição emergencial de dois policiais no curso de Operadores de RPAS (Sistemas de Aeronaves Pilotadas Remotamente), reforçando a equipe especializada no uso de drones com reconhecimento facial;
  • O 3° Grupamento Marítimo de Copacabana vai mobilizar 4 motos aquáticas, 1 lancha de salvamento, 2 botes infláveis, 1 ambulância e 2 viaturas de apoio logístico.

Fiscalização no mar

A Marinha do Brasil também anunciou reforço na fiscalização marítima. Desde esta quinta-feira (25) e até 2 de maio, a Capitania dos Portos realiza inspeções navais em embarcações de esporte, recreio, turismo náutico e transporte de passageiros que estarão nas proximidades da Praia de Copacabana durante o show.

As vistorias estão ocorrendo em pontos estratégicos, como a sede da Capitania no Rio, o Iate Clube do Rio de Janeiro, a Marina da Glória e o Clube Naval Charitas, em Niterói. Além disso, ações de fiscalização foram estendidas para municípios turísticos como Paraty, Angra dos Reis, Itacuruçá, Macaé e Cabo Frio.

O objetivo é garantir a segurança dos frequentadores que pretendem assistir ao espetáculo de embarcações ancoradas na orla, prática que costuma atrair centenas de barcos em eventos de grande porte na cidade.

Mobilização histórica

O show de Lady Gaga será um dos maiores eventos de música já realizados na cidade, com expectativa de público similar a shows históricos anteriores, como o dos Rolling Stones em 2006, também em Copacabana. Para as autoridades de segurança pública e defesa civil, o desafio é não apenas garantir a tranquilidade do público, mas também o bom funcionamento da mobilidade urbana e dos serviços essenciais em uma área já naturalmente movimentada.

As ações integradas visam assegurar que o Todo Mundo no Rio com Lady Gaga transcorra sem incidentes, marcando positivamente mais um grande capítulo nos eventos internacionais sediados pela capital fluminense.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também