Foto do corpo do Papa Francisco traz à tona contraste com funeral de antecessores; entenda em oito pontos

Divulgação de fotos pelo Vaticano evidencia simplicidade e guinada em tradições papais — Foto: AFP

As primeiras imagens do corpo do Papa Francisco após seu falecimento, divulgadas pelo Vaticano nesta terça-feira, evidenciam o tom de simplicidade que era uma das marcas do religioso argentino, e trouxeram à tona contrastes em relação aos funerais de seus antecessores.

Nas imagens, Francisco aparece deitado em um caixão aberto, ladeado pelo cardeal italiano Pietro Parolin. Aos 70 anos, Parolin é o atual secretário de Estado do Vaticano, posição para a qual foi nomeado por Francisco em 2013, e é visto como um dos mais cotados para sucedê-lo no próximo conclave.

Detalhes na vestimenta, nas mãos e até no caixão usado por Francisco marcam uma guinada nas tradições papais, algo que foi uma tônica nos 12 anos de sua liderança na Igreja Católica.

Os significados envolvendo o corpo do Papa Francisco

Foto divulgada pelo Vaticano, a primeira após o falecimento, evoca simplicidade e guinada em tradições papais

  1. Mitra: A primeira imagem do Papa Francisco no caixão mostra, em sua cabeça, uma mitra da cor branca. A mitra, uma espécie de chapéu alongado, representa a autoridade papal e é usada em ocasiões solenes. Habitualmente, os Papas eram trajados com a “mitra aurífera”, feita de tecido laminado de ouro, em algumas procissões e no próprio funeral; Francisco, por sua vez, adotou mitras mais simples durante seu papado.
  2. Anel: O anel na mão direita de Francisco é um item simples, de prata, adornado com uma cruz. Este anel costumava ser usado por ele em solenidades públicas, e não é o mesmo que o Anel do Pescador, que é o símbolo oficial do papado — feito sob medida, de prata e banhado a ouro, ele é destruído após a morte do Papa.
  3. Casula: É uma espécie de veste que cobre totalmente o corpo do sacerdote. A cor vermelha também foi adotada nos funerais de Papas que antecederam a Francisco; a cor, na liturgia católica, costuma remeter ao martírio e é associada à Paixão de Cristo.
  4. Rosário: Utilizado no catolicismo para orações, o rosário é composto por 50 contas em três partes — esta divisão faz com que também seja conhecido popularmente como “terço”.
  5. Caixão: Em outra guinada na tradição papal, o Papa Francisco será enterrado em um caixão de madeira forrado com zinco. A versão é mais simples do que o costume anterior de utilizar três caixões, feitos de cipreste, carvalho e chumbo; o objetivo era retardar a decomposição do corpo.
  6. Pietro Parolin: Um dos nomes mais cotados para ser escolhido no conclave como próximo Papa, Parolin, de 70 anos, é um cardeal italiano escolhido em 2013, por Francisco, para ser Secretário de Estado do Vaticano. É um dos principais cargos de assessoramento do Papa.
  7. Guarda Suíça Pontifícia: Identificada pelas cores azul, amarela e vermelha, a guarda foi criada no século XVI para atuar especificamente na segurança dos Papas. Apesar do nome, que remete à composição original por soldados suíços, hoje eles servem apenas ao Vaticano.
  8. Capela da Casa de Santa Marta: O local é a residência oficial do Papa. De lá, o corpo de Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, para uma cerimônia de despedida e de luto; diferentemente da tradição, porém, Francisco escolheu ser sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, para onde será levado em seguida.

O anel na mão direita de Francisco é um item simples, de prata, adornado com uma cruz. Este anel costumava ser usado por ele em solenidades públicas, e não é o Anel do Pescador, que é o símbolo oficial do papado — feito sob medida, de prata e banhado a ouro, ele é destruído após a morte do Papa.

Em outra guinada na tradição papal, o Papa Francisco será enterrado em um caixão de madeira forrado com zinco. A versão é mais simples do que o costume anterior de utilizar três caixões, feitos de cipreste, carvalho e chumbo; o objetivo era retardar a decomposição do corpo.

Outro sinal de simplicidade e de discrição está no rosário colocado na mão direita de Francisco, sem brilhos, de cor escura. Utilizado no catolicismo para orações, o rosário é composto por 50 contas em três partes — esta divisão faz com que também seja conhecido popularmente como “terço”.

A primeira imagem do Papa Francisco no caixão mostra, em sua cabeça, uma mitra da cor branca. A mitra, uma espécie de chapéu alongado, representa a autoridade papal e é usada em ocasiões solenes. Francisco adotou mitras como esta, mais simples, ao longo de seu papado.

Habitualmente, os Papas eram trajados com a “mitra aurífera”, feita de tecido laminado de ouro, em algumas procissões e no próprio funeral. Esta, porém, não chegava a ser uma exigência: uma mitra branca, similar a esta, também foi usada nos funerais de João Paulo II e de Bento XVI, os outros dois Papas que faleceram neste século.

A exemplo de seus antecessores, a casula — uma espécie de veste que cobre totalmente o corpo do sacerdote — usada por Francisco é da cor vermelha, também adotada nos funerais de João Paulo II e Bento XVI. A cor, na liturgia católica, costuma remeter ao martírio e é associada à Paixão de Cristo.

Com informações do O Globo

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também