O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta terça-feira, 15 de abril, as obras de duplicação da Rodovia Presidente Dutra, na Serra das Araras (RJ). O evento está marcado para as 10h, em uma região próxima a Paracambi, no Rio de Janeiro, na altura do km 225, no sentido São Paulo.


Trabalhadores e máquinas pesadas atuam na construção de um novo viaduto no trecho da Serra das Araras, parte do projeto que promete mais fluidez e segurança na Dutra / Foto: divulgação
Durante a agenda, Lula vai acompanhar o andamento das intervenções no novo traçado da Serra das Araras, que completam um ano de execução com 25% das obras concluídas. Considerada a principal ligação rodoviária do país, a nova Serra das Araras promete mais segurança e fluidez no tráfego — alívio importante para a região, que registra cerca de 390 mil veículos por mês, sendo 36% deles caminhões e outros veículos de carga.
O novo traçado terá oito faixas — quatro para cada sentido — e acostamentos em ambos os lados. As obras contam com investimento de R$ 1,5 bilhão, viabilizado por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), através da maior emissão de debêntures incentivadas da história do Brasil, voltadas para destravar projetos estruturantes de mobilidade urbana e logística.
Com a expansão, a velocidade máxima permitida será de 80 km/h, o que deve reduzir em 25% o tempo da subida (sentido São Paulo) e em 50% o tempo da descida (sentido Rio de Janeiro). O projeto inclui ainda 24 novos viadutos, somando 4.503 metros de extensão, e duas rampas de escape para emergências.
Veja abaixo o vídeo que mostra o avanço da obra na Serra das Araras.