Centro do Rio recebe exposição sobre a história e a cultura da cachaça

Evento destaca a produção de cachaça no Rio de Janeiro, revelando sua importância cultural e gastronômica para o Brasil e o mundo

O Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) sedia, a partir da próxima quinta-feira, dia 27/3, a exposição “Cachaça, produto exclusivo do Brasil. Cachaças do Rio destilando sabor e cultura ontem, hoje e sempre”. O evento é uma realização da Apacerj – Cachaças do Rio (associação que representa os produtores de cachaça do estado) com apoio da Firjan, do Sindicato Intermunicipal da Indústria de Bebidas em Geral do Rio de Janeiro (Sindbebi) e da PGE-RJ.
 

A mostra estará aberta para visitação gratuita até 21/6, sempre de terça a sábado, das 10h às 18h, exceto nos feriados. O objetivo é oferecer informações aos visitantes – cariocas, brasileiros e estrangeiros – sobre a história da cachaça e a configuração do estado do Rio de Janeiro como Território da Cachaça de Qualidade, com marcas que se destacam no universo nacional e internacional de bebidas destiladas premium.
 

Katia Alves Espírito Santo, vice-presidente da Firjan CIRJ e presidente da Apacerj, destaca que a cachaça compõe o cotidiano do brasileiro das mais variadas formas. “É importante compartilhar dados da história e da técnica que resultaram em um produto genuinamente brasileiro e de notória especialidade no estado do Rio de Janeiro, com práticas sustentáveis e produtos premiados nos melhores concursos no Brasil e no exterior”.
 

A empresária ressalta ainda que “a expertise das cachaças do Rio e as conexões com parceiros institucionais da envergadura dos apoiadores desse evento têm promovido a preservação e o desenvolvimento dessa atividade rural fluminense, dedicada a produzir excelência em produtos”, disse.
 

O Centro Cultural da PGE-RJ funciona na Rua 1º de Março, s/nº, no antigo Convento do Carmo, no Centro do Rio.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também