O prefeito de Seropédica, Professor Lucas, do PP, trocou de meia sem tirar o sapato ao longo de fevereiro deste ano. Com as contas de 2023 rejeitadas pelo Ministério Público de Contas (MPC) do TCE_RJ, ele usou a caneta de prefeito e de uma só vez levou quatro vereadores da Mesa Diretora para o secretariado municipal, substituindo-os pelos suplentes através de uma nova eleição feita às pressas.. Ou seja: a Câmara de Vereadores virou um puxadinho da prefeitura.
Os quatro vereadores que o Professor Lucas nomeu secretários municipais são Jonathan Carlos de Souza Werneck ( Administração),Thalys Lacerda Valério do Nascimento ( Desenvolvimento Sustentável, Indústria e Comércio), Anderson Ferreira dos Santos ( Esporte e Lazer) e Marcos Lomeu de Miranda ( Defesa dos Direitos e Políticas Públicas). Os quatro foram eleitos em 1º de janeiro presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, respectivamente, minutos antes da solenidade, no anfiteatro da UFRRJ, de posse do Professor Lucas para um segundo mandato.
Irregularidades
Em substituição aos veeadores que Lucas nomeou secretários assumiram os suplentes Bruno do Depósito ( presidente atual da Câmara) , Rose Alves, Waiyla Cebolinha e Igor dos Santos, todos integrantes da nova Mesa Diretora eleita no último dia 12 para o binômio 2025-2026. Seropédica tem 10 vereadores.
A análise do procurador-geral Henrique Cunha apontou duas irregularidades na prestação de contas do ano de 2023 do Professor Lucas. A primeira delas é que o executivo teria desrespeitado o limite de despesas com pessoal. A outra é que o município não teria realizado integralmente o pagamento dos valores de parcelamentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS).
Em decisão monocrática, proferida na última terça-feira (25), o conselheiro relator José Maurício de Lima Nolasco deu prazo de dez dias para que Professor Lucas apresente manifestação por escrito, caso queira.
Professor Lucas envolvido em polêmicas
Esta não é a única polêmica em que Professor Lucas está no centro. Em janeiro deste ano, logo nos primeiros dias de seu novo mandado, servidores públicos de Seropédica denunciaram que a categoria enfrentava atrasos nos salários, ainda referentes ao mês de dezembro de 2024.
