Governo do Estado leva a Operação Impacto para a Baixada Fluminense

Ação especial da Polícia Militar visa reduzir índices de roubos de rua, de veículos e de cargas na região

O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar, iniciou na manhã desta segunda-feira (17/02), em Duque de Caxias, a Operação Impacto, planejada para reduzir os índices de roubos de veículos, de rua e de carga na região. O efetivo mobilizado para este novo ponto de atuação é de 200 policiais militares de batalhões operacionais de área, unidades especiais e especializadas, que irão atuar de forma integrada com o 15º BPM (Duque de Caxias). 

A base da Operação Impacto está instalada no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, posicionado na Praça da Apoteose, na Vila São Luiz. Durante a operação, o CICC Móvel servirá de gabinete operacional temporário do 3º Comando de Policiamento de Área. É a primeira vez que o carro-comando, com tecnologia de ponta adquirido na gestão Cláudio Castro, é deslocado para a Baixada Fluminense.

-Essa é uma operação dinâmica, realizada nas vias urbanas para reduzir o roubo. Chegamos a ótimos resultados no Méier, onde a operação esteve na semana passada, e esperamos alcançar reduções em Caxias também, além de levar mais sensação de segurança para a população – disse o governador Cláudio Castro.

No município de Duque de Caxias, o novo ponto de atuação da Operação Impacto se estende por distritos como Campos Elíseos, Imbariê e Xerém. Além de contar com reforços de policiamento nas divisas de área com outros bairros da capital e cidades adjacentes, como Nova Iguaçu, São João de Meriti e Belford Roxo. 

 A operação conta com o reforço de policiais dos batalhões de Mesquita, São João de Meriti e Belford Roxo. Também foram mobilizadas equipes de unidades de operações especiais e de polícia especializada –  Grupamento Aeromóvel (GAM), Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e Batalhão Tático de Motociclistas (BTM). Serão empregados ainda dois blindados.

Também faz parte do planejamento a utilização do Centro de Monitoramento do Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública da Baixada Fluminense (CISPBAF), com videomonitoramento de câmeras com softwares de reconhecimento facial e de leitura de placas.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também