José Caruzzo Escafura tinha acabado de receber alta, após ficar 10 dias internado em hospital
O contraventor José Caruzzo Escafura, conhecido como Piruinha, faleceu aos 95 anos na tarde de ontem (22) em sua residência na Barra da Tijuca. Ele havia recebido alta na última terça-feira (21/01), após passar 10 dias internado no Hospital Vitória, no mesmo bairro, devido a uma pneumonia. A morte foi confirmada por Joaquim Queiroga Neto, amigo e advogado de Piruinha, que relatou que a família estava feliz com o retorno do patriarca.
— Ele vinha se recuperando bem. Foi uma surpresa para todos. Vai fazer muita falta, pois era uma pessoa muito boa. Gostava de ajudar e se esquecia de si. Se tivesse apenas R$ 2 no bolso e alguém pedisse, ele dava e ficava sem nada — declarou Queiroga.
Segundo o advogado, a saúde de Piruinha começou a deteriorar após um acidente no banheiro de um presídio, onde estava detido sob acusação de homicídio. Na queda, ele fraturou a bacia e precisou ser submetido a uma cirurgia. Posteriormente, foi para casa em regime de prisão domiciliar e chegou a usar tornozeleira eletrônica, que foi retirada pouco tempo depois. Com problemas cardíacos, Piruinha também foi internado novamente para realizar uma ponte de safena.
— Infelizmente, recebemos essa notícia inesperada. Ele foi internado devido a uma gripe que evoluiu para pneumonia, mas reagiu bem aos antibióticos e recebeu alta — lamentou o amigo.
Piruinha era o contraventor mais antigo da velha cúpula do jogo do bicho. Recentemente, ele foi um dos destaques da série documental Vale o Escrito, da Globoplay. Entre os nomes da antiga geração, continuam vivos Aniz Abraão David, o Anísio, e Aírton Guimarães Jorge, conhecido como Capitão Guimarães.
Piruinha deixa 27 filhos.
Com informações de O Globo