Projeto visa criar ‘‘Rota do Café e Calcário’, um corredor ferroviário de Varginha, (MG a Angra, com a volta do Trem Turístico da Mata Atlântica
A reativação do eixo ferroviário que liga a região Sul Fluminense à Costa Verde e a reimplantação do Trem Turístico da Mata Atlântica foi o tema da reunião realizada em Barra Mansa nesta sexta-feira (10), entre sete prefeitos da região. Participaram do encontro o anfitrião Luiz Furlani (PL); Antônio Francisco Neto (PP), de Volta Redonda; Aluísio D’Elias (PP), de Quatis; Babton Biondi (PP), de Rio Claro; Claudio Ferreti (MDB), de Angra dos Reis; e Luiz Fernando Pezão (MDB), de Piraí, além do deputado estadual Munir Neto (PSD).
O projeto propõe a implementação da chamada ‘Rota do Café e Calcário’, que é o corredor ferroviário que liga Varginha, em Minas Gerais, a Angra dos Reis, com requalificação dos trechos Varginha/Bhering (Lavras, MG) e Barra Mansa ao Porto de Angra. A reativação do ramal, de acordo com os defensores do projeto, agilizaria o escoamento de commodities provenientes de Minas Gerais, como o café, que tem cerca de 40% da produção nacional vinda do estado. O trecho entre Barra Mansa e Angra dos Reis está desativado há mais de 15 anos e a sua reativação sempre foi reivindicada pelos moradores da região.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) do Sul Fluminense, Péricles Aguiar, existe um projeto para trazer o café da região de Varginha para ser exportado pelo porto de Angra dos Reis. Para que isso ocorra, é necessário reconstruir o trecho entre Barra Mansa e Angra. O valor estimado para as obras é de R$ 600 milhões. Os recursos, segundo Péricles, viriam de parte da indenização de R$ 3,5 bilhões que a Ferrovia Centro Atlântico (FCA), concessionária do ramal ferroviário, terá de pagar ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) pela devolução de vários trechos de linhas em seis estados, inclusive no Rio. “Estamos pleiteando que parte dessa multa indenizatória seja investida aqui na nossa região”, explica ele.
“Essa ligação ferroviária vai transformar a realidade local na questão da logística de carga e de passageiros também. Onde a logística é boa e econômica são atraídas muitas indústrias e empresas. Isso vai criar um salto de desenvolvimento para todo o Sul Fluminense”, disse Delmo Pinho, assessor da presidência da Fecomércio RJ.
Para o prefeito de Barra Mansa, a reativação do trecho ferroviário trará muitos benefícios para as cidades envolvidas. “Somado às obras de duplicação da Rodovia Presidente Dutra, esse projeto vai permitir que Barra Mansa e toda a nossa região se torne um importante polo de logística e emprego, além da ampliação turística, com a ativação do trem da Mata Atlântica”, disse Furlani.
Durante a reunião os prefeitos falaram por telefone com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e combinaram uma visita dele à região para conhecer detalhes do projeto.
*Com informações do Jornalista Ricardo Villa Verde ( Agenda do Poder).