Fiéis de Santo Elias se despedem de Padre Bernard Masson, último missionário belga na diocese de Nova Iguaçu

Bernard Masson deixou um legado marcado pela dedicação pastoral, simplicidade e amor ao povo de Deus

Na manhã desta terça-feira, 17 de dezembro, a comunidade católica da Paróquia Santo Elias, em Mesquita, se despediu do Revmo. Sr. Padre Bernard Marie Raymond Masson, da Congregação do Imaculado Coração de Maria (CICM), que faleceu na segunda-feira, 16 de dezembro, no final da manhã, aos 79 anos. O sacerdote estava na Casa Central da Congregação, localizada no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu.

O velório teve início na noite de segunda-feira, às 19h, na Igreja Matriz de Santo Elias. O corpo do padre chegou por volta das 21h, momento em que foi celebrada uma missa em sua memória. Nesta terça, a Santa Missa das Exéquias foi presidida pelo bispo da diocese de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade, e contou com a presença do bispo emérito, Dom Luciano, além de diversos padres da diocese. Apesar de ser um dia da semana, a igreja estava repleta de fiéis emocionados, que foram prestar as últimas homenagens ao sacerdote.

Um legado missionário

Padre Bernard nasceu em 13 de dezembro de 1945, em Blankenberge, na Bélgica. Membro da Congregação dos Missionários do Imaculado Coração de Maria (CICM), concluiu seus estudos filosóficos em 1965 e teológicos em 1969, em Bruxelas e Louvain. Foi também em Louvain que, em 1973, completou seu mestrado em Missiologia, com a dissertação intitulada “A Conferência Latino-Americana de Medellín”. Ainda em 1973, desembarcou no Brasil, iniciando sua missão na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda, onde foi ordenado diácono em 8 de setembro de 1978 e, três meses depois, presbítero, pelas mãos de Dom Waldyr Calheiros.

O sacerdote permaneceu na Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda até 1995, quando foi transferido para a Diocese de Nova Iguaçu. Em terras fluminenses, exerceu seu ministério em importantes paróquias: foi pároco em Nossa Senhora da Conceição, em Marapicu (1996–2010), Nossa Senhora de Fátima, em Cabuçu (2010–2016), e Santo Elias, em Mesquita (2016–2024). No mês passado, Padre Bernard se aposentou e havia sido designado para atuar como vigário paroquial em sua primeira paróquia.

Considerado o último missionário belga ainda presente na região, Padre Bernard Masson deixou um legado marcado pela dedicação pastoral, simplicidade e amor ao povo de Deus. Sua presença missionária foi essencial para o crescimento espiritual e comunitário das paróquias por onde passou.

Despedida e sepultamento

Após a celebração das exéquias nesta terça-feira, o cortejo seguiu para o Cemitério Municipal de Nova Iguaçu, onde o corpo do sacerdote foi sepultado às 11h15, no jazigo da Congregação do Imaculado Coração de Maria.

A comunidade de Santo Elias e toda a Diocese de Nova Iguaçu se despedem de um pastor dedicado, que marcou gerações com seu testemunho de fé e serviço missionário. Padre Bernard Masson deixa um exemplo de vida entregue à missão de evangelizar e acolher a todos.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também