Com grande fervor e alegria, a cidade de Japeri deu início nesta sexta-feira, (7), às festividades em homenagem a sua padroeira Nossa Senhora da Conceição, celebrada anualmente no dia, (8/12). O evento que começou com uma missa solene, presidida pelo padre Frei Lucas, reuniu fiéis e devotos na Paróquia localizada no centro da cidade.
Durante a missa, o sermão do padre falou da cegueira da indiferença, da necessidade do despertar para a caridade e do chamado de Deus para uma vida nova. “Maria nos confronta a sair do comodismo. E Cristo, nos chama para que possamos tocar na sua vida e deixar Ele tocar na nossa vida e na nossa cegueira. Acreditais que hoje você pode levar a graça de uma vida nova. Esperar no Senhor é crer. E as famílias de Japeri eu digo, que a esperança é Cristo, seu amor é sua graça”, disse o padre.
A festividade, fruto da parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Paróquia, contou ainda com shows de artistas locais, apresentações culturais e uma feira com barracas de comidas e peças religiosas, oferecendo momentos de fé e confraternização para a comunidade.
O Secretário Municipal de Cultura, Jorge Braga Junior, destacou a importância da parceria com a Paróquia na realização da Festa da Padroeira. Segundo ele, o evento é um marco de união e celebração comunitária.
“Essa é uma festa que nos enche de orgulho em realizar porque nela podemos ver a fé, o amor à cidade e a união das famílias. Hoje, consolidamos essa parceria de sucesso. Já são três anos promovendo esse evento e reafirmando a importância da participação de artistas locais”, afirmou ao lado do padre João Paulo, pároco da comunidade.
“A Festa da Padroeira tem se fortalecido na sua expressão de devoção religiosa. O aumento da participação da população jovem e das famílias; e se destacado também como uma vitrine para talentos regionais, fortalecendo laços culturais e comunitários. E assim a gente vai cumprindo nosso papel de orientação, acolhimento e celebração”, declarou.
A festividade vai até domingo ( 8) prometendo mais atrações e homenagens à padroeira.
Shows e participação popular
Na abertura dos shows a atração católica, Fabiano Ferreira, levou ao público clamor e devoção com músicas que exaltam a confiança na graça de Deus e o poder de seguir adorando para que Jesus possa mudar histórias. O padre João Paulo também subiu ao palco e deu uma canja com louvor ‘Nas asas do Senhor’, de Celine Borges.
Já o grupo Blocolutt apresentou performances de canto e dança de músicas que estão na boca do grande público, como ‘Primeiro Beijo’, de Gloria Groove, ‘Macetando’ de Ivete Sangalo e muitos outros sucessos da música popular brasileira. E fechando a primeira noite de apresentações o Dj Heder fez um show de ritmos que aqueceu o público e fez todo mundo dançar ao som de antigos e novos mixs.
A participação do público foi o ponto alto da festa, fiéis e fãs das atrações puderam participar e interagir com os artistas. Admiradora do Blocolutt e membro da pastoral, a jovem Juliana cantou com os ídolos e agradeceu pelo momento de alegria e comunhão que a festa da Padroeira trouxe para a sua cidade. “Muito bom e bonito de ver essa harmonia, todos comungando e celebrando Nossa Senhora”, disse ainda emocionada por cantar Ludmilla com o grupo.
Bem em frente ao palco, a moradora de Nova Belém, Vanilda das Neves, reviveu sucessos e aprovou a festa. “Festa maravilhosa, tá aprovada. Esse é um encontro de gerações e todos se divertindo. Muito boa”, disse, repetindo o sinal de positivo.
O evento contou com a presença de autoridades locais como o vereador Ziel Pavani, os secretários Municipais de Agricultura e Pesca, José Maurício; de Administração, Talita Cardoso; e o subsecretário de Segurança, Ordem Pública e Postura, Edeilson Pereira.
Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora da Conceição é uma das mais importantes e populares devoções marianas na fé católica, com raízes históricas que remontam a séculos. Sua devoção ganhou força com relatos de aparições e milagres desde o século XV, tornando-se amplamente difundida. No Brasil, ela é venerada como a padroeira nacional, representando um símbolo de fé e proteção.
O título de Nossa Senhora da Conceição é atribuído à Virgem Maria e reflete a crença no dogma da Imaculada Conceição, proclamado em 1854 pelo Papa Pio IX, que afirma que Maria foi concebida sem a mancha do pecado original. Essa devoção é especialmente significativa em países como Portugal, Espanha, Nicarágua e Brasil, onde ela é celebrada com grande fervor e festividades religiosas.
Na Baixada Fluminense ela é padroeira de quatro cidades, Belford Roxo, Nilópolis, Queimados e Japeri.
Fotos: Suzane Vasconcellos e Pascom