Festival da Cultura Nordestina encanta Nova Iguaçu

Fotos: PMNI/Divulgação.

“Um evento que traz a cultura é fundamental para nossa cidade, através dessa exposição e do entretenimento maravilhoso que é a música”, assim definiu a técnica de enfermagem Denise Ribeiro que comemorou os 57 anos na sexta-feira (15) no primeiro dia do Festival da Cultura Nordestina, no TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. Ela, o marido Jonas de Assis e o filho Hugo, moradores da Posse, ficaram encantados com o festival. A família tem origem nordestina. “Nos deparamos aqui com o Nordeste e eu sou da Paraíba, minha esposa de Pernambuco, nosso filho iguaçuano, é descendente desses dois estados”, destacou Jonas.  

O Festival começou no último fim de semana mostrando a essência dos ritmos da região mais diversa do país, em Nova Iguaçu, cidade da Baixada Fluminense que abriga milhares de cidadãos do Nordeste. Na primeira semana do evento foram 15 apresentações artísticas gratuitas na sexta, no sábado e no domingo, no TopShopping, no Centro do município.

O Festival de Cultura Nordestina é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Nova Iguaçu, organizado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG) e a Secretaria Municipal de Cultura (SEMCULT), com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SEMDETUR), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Top Shopping. No total, serão 50 apresentações gratuitas destacando a música, a dança, os folguedos, a literatura e as mais variadas manifestações artísticas da região. O evento terá atrações em todos os fins de semana até 15 de dezembro em diversos locais do município. A programação pode ser conferida no site fenig.novaiguacu.rj.gov.br

“Me encantei com as apresentações. Nós temos um governo preocupado em difundir a cultura. Fico muito feliz de podermos vivenciar essas atividades culturais gratuitas com um governo voltado para o financiamento da cultura”, afirma Marta de Oliveira, de 75 anos, a advogada aposentada, mãe de dois filhos, avó e moradora do bairro Carmari, cearense de Várzea Alegre, que vive desde 1975 em Nova Iguaçu.

Os shows musicais contaram com artistas locais que participaram do edital Cultura Nordestina. “Tocar em Nova Iguaçu, com meu irmão Beto Sousa, meu filho e meus amigos e fortalecer a cultura da Baixada Fluminense é o que importa”, afirmou Robson Sosa, artista do forró, que transformou a Praça de Eventos do TopShopping numa pista de dança levando o público a se encantar com os sucessos nordestinos.

As crianças participaram nos três dias de eventos de oficinas gratuitas de artesanato em cerâmica e confecção de livrinhos de cordel coordenadas pelas artesãs da Roda Cultural Kids. Elas produziram dezenas de peças em argila econheceram o artesanato típico do Nordeste.  

A exposição Cultura Nordestina em Nova Iguaçu, estará em todos os dias de eventos com painéis informativos sobre a arte da região, elementos cênicos e manequins com figurinos típicos em tamanho natural. A curadoria é do pesquisador da cultura junina Milton Luiz. O Festival conta ainda com Feira de Artesanato inspirada em peças da região e espaço da gastronomia com as delícias típicas do Nordeste.

O Festival da Cultura Nordestina continua no próximo dia 23 de novembro a partir das 17h, na Praça Vila Labellarte, na rua Vitor Hugo, em Vila de Cava, com apresentações gratuitas do Arrasta Pé do Sax, Ivan Macedo Show, Forró Gallaxy, Som do Nordeste com Cassiano Beija-flor e banda e o Energia do Forró.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também