Espetáculo “Homens Pink” retrata universo gay 60+ e estreia no Sesc São João de Meriti

Na quinta-feira, 14 de novembro, o Sesc São João de Meriti recebe “Homens Pink”, uma peça da Cia La Vaca, de Santa Catarina, que aborda o universo de homens gays acima dos 60 anos. Escrita, dirigida e protagonizada por Renato Turnes, a montagem tem como base o documentário homônimo disponível no YouTube, que reúne relatos de nove homens gays de São Paulo e Florianópolis. Suas histórias refletem marcos da contracultura, a repressão da ditadura militar, o surgimento da Aids e enfrentam também o etarismo.

“Homens Pink” compõe-se de fragmentos dessas vidas e promete uma experiência intensa e emocionante ao público. A peça será apresentada também em Madureira e São Gonçalo, dando sequência à itinerância viabilizada pelo Edital Sesc Pulsar, que, segundo Turnes, é uma oportunidade significativa para a Cia La Vaca: “É muito importante para a La Vaca essa oportunidade que o Sesc proporciona. Novembro é o mês da Parada do Orgulho LGBTQIA+, o que dinamiza a atenção para questões da nossa comunidade”, analisa Renato Turnes.

Com quase 100 apresentações desde a sua estreia e uma temporada aclamada no Sesc Copacabana, “Homens Pink” utiliza microfone, projeções, trocas de figurino e uma forte trilha sonora para conduzir o público em uma jornada imersiva de aproximadamente 60 minutos.

Teatro, reações e aplausos em cena aberta

Ao longo de quase 100 apresentações, Homens Pink gera as mais diversas reações na plateia. Como conta a atriz e produtora Milena Moraes, parceira de Turnes na Cia La Vaca, sediada em Florianópolis, SC. “Um casal com filho trans adolescente ficou bastante comovido com a peça. Ano passado, em Copacabana, um espectador se disse surpreso de artistas de Santa Catarina, estado considerado conservador, serem capazes de criar um espetáculo da comunidade gay. Os aplausos em cena aberta variam entre momentos cômicos e outros mais dramáticos. As pessoas saem emocionadas e muitas ficam curtindo a trilha sonora dançante de Hedra Rockenbach, inspirada na música eletrônica dos anos 80 e 90”, conta Milena.

Homens Pink parte das entrevistas como matéria-prima na base do roteiro que orienta a performance, conduzida por um sujeito que é todos, inclusive o próprio Renato Turnes. Um microfone, imagens num telão ao fundo, mudanças de luz e trilha sonora de forte presença, além das trocas de figurino em cena, convergem para uma ação vertiginosa, divertida e emocionante.

Renato Turnes tem 50 anos. É ator, diretor de teatro e cinema, roteirista e documentarista. Como ator se destacou com a criação da “Trilogia Lugosi”, série de solos de terror a partir de textos de Poe, Lovecraft e Bonassi. Diretor artístico da La Vaca Cia de Artes Cênicas, junto a qual dirigiu “Mi Muñequita”, “Kassandra”, e “Uz”, além de atuar em “Le Frigô” e “Ilusões”.

Apoio: Rumos Itaú Cultural e Sesc.

Serviço: Homens Pink – Cia La Vaca – Roteiro, atuação e direção: Renato Turnes | Circulação Sesc | Edital Sesc Pulsar
Classificação: 14 anos | Ingressos: R$ 10 (inteira), e R$ 5.
Duração: 50 minutos

14/11 – Sesc São João de Meriti – 19h | Av. Automóvel Clube, 66 – Centro
16/11 – Sesc Madureira – 16h | R. Ewbank da Câmara, 90 – Madureira
19/11 – Sesc São Gonçalo – 19h | Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também