As skatistas Duda Ribeiro, Malu Gomes e Brenda Moura mostraram a força do skate carioca e fecharam o pódio da modalidade Street Feminino no Circuito BB LAB Florianópolis, que aconteceu neste fim de semana, 9 e 10. A segunda etapa do Circuito BB LAB 2024, evento dedicado exclusivamente ao skate amador, contou também com provas da modalidade Park e reuniu 88 skatistas de todo o Brasil, que disputaram em alto nível pontos importantes no ranking do circuito.
No sábado, a competição da modalidade Park foi dominada por skatistas catarinenses, de olho em uma das vagas na imersão exclusiva oferecida pelo medalhista olímpico Pedro Barros aos campeões da temporada. Na disputa feminina, a florianopolitana Valentina Gonçalves aproveitou a força da torcida e conquistou o título da etapa com 66.10 pontos. “Foi perfeito competir em casa. Eu treinei muito para essa prova e estou muito feliz”, comemorou a campeã da etapa.
A paulista Alice Lisboa, vencedora da etapa do Circuito BB LAB Belo Horizonte, ficou com a segunda posição, com 65.97 pontos. A paulista Maria Valentina subiu ao pódio pela segunda vez no ano, conquistando a terceira posição com 59.00 pontos.
O pódio masculino também foi liderado por um skatista local, Henrique Oliveira, que acumulou impressionantes 86.33 pontos. O carioca Erik Martelo foi o segundo, com 85.60 pontos, seguido pelo paulista Cainã Barbério, com 84.33.
Fotos: Matheus Macedo
O domingo foi dedicado ao Street e os skatistas entregaram tudo pela chance de ganhar uma vaga no SLS Select Series 2025, evento de acesso ao SLS Championship Tour. Entre os homens, o paulista Hangel Nassif conquistou a vitória na etapa com 82,42, pontos, seguido pelo catarinense Luiz Coutinho, com 81 pontos e o paranaense Murilo Marques, campeão do BB LAB Belo Horizonte, com 80 pontos.
Entre as mulheres, Duda Ribeiro – campeã do BB LAB Belo Horizonte e do SLS Select Series Saquarema 2024 – levou seu terceiro título em menos de dois meses, despontando como um dos grandes talentos da nova geração. Ela fez 77.67 pontos. A macaense (RJ) foi seguida por duas conterrâneas cariocas, Malu Gomes e Brenda Moreira, com 73.17 e 72.93 pontos respectivamente.
“Estamos muito felizes em acompanhar de perto o surgimento de mais uma geração talentosa de skatistas. Tanto a etapa de BH quanto a de Florianópolis mostraram a força do skate nacional, com skatistas e profissionais envolvidos de alto nível. A etapa final, em São Paulo, vai fechar o calendário do BB LAB com um evento espetacular, reforçando nosso compromisso como fã e apoiador do esporte brasileiro”, explica Mauricio Toledo, executivo de promoção e patrocínio do Banco do Brasil.
Plataforma completa para o ecossistema do skate
Além de revelar grandes talentos da nova geração do skate brasileiro em seu circuito, o BB LAB possui uma plataforma de iniciativas para fomentar toda a cadeia de profissionais da economia do skate, como fotógrafos, creators, comentaristas e locutores.
No espaço Banco do Brasil, profissionais de diversas disciplinas da economia do skate tiveram acesso a uma incubadora de novos talentos, criada para fomentar oportunidades de trabalho. Ali, eles contaram com infraestrutura para desenvolver seus trabalhos, como tomadas e computadores, fazer networking e criar parcerias com outros profissionais.
No LAB Talks, que reúne grandes nomes do skate em palestras sobre temas importantes para a comunidade, os profissionais do skate e o público presente contaram com duas mesas, mediadas pelo skatista e organizador do BB LAB, Nilo Peçanha. A primeira, “O impacto das Olimpíadas no skate”, contou com a participação do medalhista olímpico Pedro Barros e da skatista Isadora Pacheco, que integrou a Seleção Brasileira nas edições de Tóquio e Paris dos Jogos. Já na segunda, intitulada “Ecossistema e cultura do skate raiz”, participaram Léo Kakinho e Rafael Bandarra.
A última etapa do BB LAB – Laboratório do Skate Brasileiro acontece nos dias 12 e 13 de dezembro, durante a Semana do Skate, um dos principais eventos da economia do skate no mundo. Com peso dois no ranking do Circuito BB LAB, as provas de Street serão disputadas no Largo da Batata, ponto icônico da cena paulistana e totalmente aberto ao público. Na modalidade Park, os atletas vão disputar na Casa LayBack SP, que possui a melhor pista de Bowl da cidade.
Os vencedores do circuito masculino e feminino da modalidade Street ganharão vagas para o SLS Select Series 2025, evento de acesso da Street League Skateboarding que oferece aos skatistas amadores a oportunidade de integrar o seleto grupo de atletas que disputa o SLS Championship Tour. Já os dois vencedores na modalidade Park ganharão uma imersão com o medalhista olímpico Pedro Barros, profissionais de sua equipe e outros atletas profissionais, em sua pista particular, em Florianópolis. Em ambos os casos, as despesas de participação dos vencedores são pagas pelo BB LAB.
O BB LAB – Laboratório do Skate Brasileiro é uma realização da 213 Sports, vertical de esportes da V3A em parceria com a LayBack. O projeto tem patrocínio do Banco do Brasil e apoios de Rumo Logística, Royal Enfield, Lupo, Dropdead e Fórmica.
Para mais informações, acesse a página oficial do BB LAB. Siga o BB LAB no Instagram, TikTok e YouTube.
Resultados BB LAB Florianópolis
Park Feminino – 9/11
- Valentina Gonçalves – 66.10 pontos
- Alice Lisboa – 65.97 pontos
- Maria Valentina – 59.00 pontos
Park Masculino – 9/11
- Henrique Oliveira – 86.33 pontos
- Erik Martelo – 85.60 pontos
- Cainã Barbério – 84.33 pontos
Street Feminino – 10/11
- Duda Ribeiro – 77.67 pontos
- Malu Gomes – 73.17 pontos
- Brenda Moura – 72.93 pontos
Street Masculino – 10/11
- Hangel Nassif – 82.42 pontos
- Luiz Coutinho – 81.00 pontos
- Murilo Marques – 80.00 pontos