Nos próximos meses, estudantes de 9 a 15 anos são desafiados a criar soluções inovadoras para os oceanos, tema da nova temporada da robótica
“Submerged: soluções inovadoras para os oceanos” é o tema da temporada 2024/2025 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL), que desafia crianças e jovens a projetar e construir robôs de pequeno, médio e grande porte, além de réplicas em miniaturas, feitos com peças de Lego. Para o torneio regional, realizado pela Escola Firjan SESI nos dias 4 e 5 de dezembro, na cidade do Rio de Janeiro, estudantes de 9 a 15 anos, de escolas públicas, privadas, ONGs ou de equipe de garagem – formada por um grupo de amigos sem vínculo escolar, podem se inscrever até 13 de novembro, no site https://torneios-cni.layers.education/@fll-brasil/. E a etapa nacional está prevista para acontecer em marçode 2025, em Brasília.
“O Torneio de FIRST LEGO League Challenge é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades valiosas de trabalho e de vida”, explica Thiago Camara, analista de Educação Básica da Firjan SESI.
Reunidos em times de quatro a dez integrantes e liderados por dois técnicos adultos, os jovens têm como objetivo usar a imaginação e a criatividade para investigar problemas do dia a dia da sociedade moderna e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor.
Avaliações
O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) envolve quatro avaliações: Core Values, Design do Robô, Desafio Robô (arena) e Projeto de Inovação.
O Projeto de Inovação é o momento da pesquisa científica, de trazer uma solução para o desafio da temporada. O grupo identifica um problema para resolver; cria uma solução para o problema da sua comunidade; compartilha suas ideias, aprende com outras pessoas e melhora a solução proposta a ser apresentada em um evento.
O Core Values usa o trabalho em equipe e a descoberta para conhecer melhor o desafio, através de ideias originais para o robô e o projeto, mostrando como a equipe e suas soluções terão impacto e inclusão.
O Design do Robô compreende o tipo de montagem que a equipe fez, a mecânica do robô e a programação realizada para resolver as missões do Desafio do Robô. É preciso também explicar o que o robô vai fazer com base no código escrito.
Desafio Robô (arena) é onde a equipe vai colocar o robô em funcionamento para realizar as missões, além de projetar todos os acessórios que o robô utiliza nessas missões.
Temporadas
Os temas são diferentes a cada temporada: em 2018/2019, a questão era trazer soluções físicas ou psicológicas para as pessoas que estão no espaço; em 2019/2020, a proposta era para cidades inteligentes: pensar numa solução para amenizar problemas das grandes cidades, ambientais econômicos ou sociais. Em 2020/2021, o tema era RePlay: como tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem.
Em 2021/2022, o desafio foi pensar – Como será o futuro da logística e do transporte de cargas e entregas? – e todas as missões desafiaram jovens a repensarem o futuro da logística e transporte de cargas, mercadorias e entregas. Já em 2022/2023, o tema foi “Como será o futuro da energia?”, que desafiou jovens a explorar de onde vem a energia, como ela é distribuída, armazenada e usada, e a construírem um novo caminho para o futuro da energia. Os mais bem colocados foram selecionados para a etapa nacional.
As inscrições dos grupos para a etapa regional da temporada 2024/2025 do torneio de robótica são gratuitas e devem ser realizadas por técnicos ou professores que tenham mais de 18 anos: https://torneios-cni.layers.education/@fll-brasil/.