O domingo (27) promete sustos e gritos de horror no Patronato, no centro de Nova Iguaçu. O motivo, no entanto, é por diversão. O curta-metragem de terror “As Ruínas do Cinema Khouri” tem estreia programada para o grande público às 19 horas do dia 27 de outubro no Youtube. Dirigido por Matheus Magre, o filme trilhou um caminho de sucesso nos festivais desde sua estreia, como o Festival de Cinema de Caruaru (2022) e a Mostra Macabra de Jacareí (2024).
O jovem cineasta é natural de Bonsucesso, no Rio, mas cursou cinema no EncontrArte, instituição de Nova Iguaçu. Magre é estudante de Produção Cultural no IFRJ, em Nilópolis, e foi vencedor do edital da Rio Filmes. É diretor e roteirista do curta-metragem “As Ruínas do Cinema Khouri”, filme selecionado no Festival de Cinema de Caruaru.
“As Ruínas do Cinema Khouri” conta a história de uma arquiteta, vivida por Araci Breckenfeld, contratada para a realização da reforma de um cinema antigo. O filme conta também com os atores Marcio Rufino, Luiza Caroline Dalzotto, Luis Castro e Silas Marques.
SEMINÁRIO ENCONTRARTE E NOVOS CURTAS
A estreia no domingo (27) é mais um evento da programação do EncontrArte Audiovisual. Na terça (29), está programado um workshop sobre acessibilidade e exibição fechada dos curtas-metragens gravados no mês de outubro pelos alunos das turmas de 2024.
A instituição reconhecida pela atuação artística na Baixada Fluminense encaminhou mais dois curtas-metragens para o catálogo. As turmas de 2024 do curso de cinema gravaram durante toda terceira semana de outubro os curtas “Para Sempre”, de Claudio Benitez, e “Vilarejo”, de Jotta Zurc.
“Vilarejo” conta a história de Kaique, um jovem professor de violão que encontra com a ex- esposa para contarem sobre suas vidas após a última vez que se viram. O antigo casal passa a tarde conversando e cantando, lembrando sobre o prematuro e trágico final de seu relacionamento.
Já “Para Sempre” é uma história que fala sobre sentimentos, a solidão na velhice e a importância dos laços familiares. No filme de Benitez, Rosa e Antônio formam um casal de idosos que moram sozinhos e que, com o passar do tempo, sente o peso de serem cada vez mais esquecidos. Recebendo apenas uma visita por ano, a da neta Laura, Rosa e Antônio vivem a ansiedade e a dúvida com a aproximação do período da visita: será que Laura virá este ano?
Os filmes foram filmados em outubro em locações em Nova Iguaçu e tem previsão para estreia em 2025.
CINEMA NAS ESCOLAS
Em novembro as crianças das escolas de Nova Iguaçu poderão receber o cinema do EncontrArte. Nos dias 11, 13, 14, 18 e 19 ocorrerá o projeto EncontrArte Em Movimento. A ideia é exibir os curtas-metragens infantis produzidos na instituição para os alunos que não possuam acesso fácil ao cinema e também a divulgação da arte produzida em terras iguaçuanas. Estarão no evento os filmes “Super Palmitão”, que conta a história de um adolescente muito imaginativo do ensino médio que se torna vítima de bullying, “O Livro Azul, Aquele Ali de Cima”, sobre Antônia refazendo os últimos passos da mãe na tentativa de descobrir a verdade sobre seu sumiço, e “Eu Quero Ser”, que narra a preocupação de uma mãe vendo o filho crescer e o leque de possibilidades incontroláveis das escolhas da vida.
A EncontrArte Audiovisual começou sua trajetória em 2020, em plena pandemia da Covid-19 com aulas virtuais e, depois, com encontros presenciais. A instituição é uma das poucas escolas gratuitas de cinema da Baixada Fluminense. As vagas são limitadas e costumam ser abertas no final do ano. A sede está localizada dentro do Patronato, em frente à praça Santos Dumont, no centro de Nova Iguaçu.
Serviço:
Filme: As Ruínas do Cinema Khouri
Data: 27/10/2024, às 19h
Local: Youtube (http://www.youtube.com/@encontrarteaudiovisual)
EncontrArte
Rua Governador Portela, 382, Centro, Nova Iguaçu – RJ