O governador Cláudio Castro defendeu nesta quarta-feira (23) o deputado federal Luiz Antônio de Souza Teixeira Junior, o Doutor Luizinho (PP), ao ser questionado sobre a suposta influência política do parlamentar em favor do laboratório PCS Lab Saleme.
Castro foi enfático ao afirmar sua confiança no deputado: “Duvido muito que o Doutor Luizinho precise disso. Tem a clínica dele, a esposa tem a clínica dela. Ele é deputado federal. Uma pessoa extremamente consolidada, um cara que está preparado para voos maiores na política. Duvido que se queimaria por causa de um contrato de um laboratório. Eu confio muito no Doutor Luizinho e não enxergo ele precisando disso. Se quisesse fazer isso, ele continuaria secretário”, declarou após evento no Palácio Guanabara.
Castro lembra que contratos são fiscalizados pela Controladoria
O governador também esclareceu que as contratações emergenciais, realizadas por meio de pregão eletrônico, seguem as normas da transição das Organizações Sociais para a Fundação de Saúde e são fiscalizadas pela Controladoria Geral do Estado. Segundo Castro, direcionar um pregão para beneficiar alguém “exige um malabarismo muito grande”, o que ele não acredita ter ocorrido.
Além disso, o governador defendeu a secretária de Saúde, Cláudia Mello, que substituiu Luizinho no cargo. Castro garantiu que ela não tem qualquer envolvimento no caso dos transplantes infectados: “Não vou punir uma profissional de 23 anos de saúde pública, sendo 15 devotados à secretaria em si. Não tem por quê.”
O governador concluiu explicando que as mudanças na Fundação Saúde anunciadas na terça-feira demoraram para evitar injustiças com profissionais que não cometeram erros.
Com informações de O Globo