Nesta quarta-feira (23), às 17h, na Universidade Unigranrio Afya – Campus Duque de Caxias, vai ocorrer a reunião do projeto “Batucadas Fluminenses: Circuito de Escuta e Diálogos – GT´s Territoriais” voltado para artistas, produtores e trabalhadores da cultura com o objetivo de fortalecer o movimento do samba na Baixada Fluminense.
O encontro vai contar com uma série de atividades, como Apresentação de Cases de Sucesso; Empreendedorismo no Samba: palestras e oficinas sobre estratégias empreendedoras nas rodas de samba e Memória e Reconhecimento: reflexões sobre a preservação da memória do samba e o reconhecimento de suas contribuições culturais.
As reuniões dos chamados GT´s irão resultar em um grande evento. O Fórum Regional, onde serão aprofundadas as discussões sobre as temáticas discutidas durantes os GT’s e o Concurso “Samba de Território”, um certame que vai destacar e valorizar os talentos de rodas de samba da região, com composições que exaltam os territórios da Baixada Fluminense.
O projeto “Batucadas Fluminenses” tem como principal objetivo mapear as rodas de samba na Baixada, por meio de um formulário de cadastramento, com foco nos municípios de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Nilópolis e Mesquita. O link está disponível em: https://bit.ly/batucadasfluminenses
Os dados deverão ser preenchidos por organizadores e participantes de rodas de samba, com informações detalhadas sobre os eventos. Entre as informações solicitadas, estão o nome da roda de samba, ano de fundação, número de integrantes, município de onde ocorre o evento e a frequência. Após a coleta de dados, será lançado um site com informações, em tempo real, das rodas de samba mapeadas.
A iniciativa é da Espiral Soluções Socioculturais, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, e visa promover e preservar a tradição do samba e contribuir com o desenvolvimento social e econômico das comunidades fluminenses.