Marcando um passo significativo no enfrentamento da violência no ambiente escolar por meio da arte e da integração entre família, escola e alunos, o Instituto de Restauração Humana Vivarte promove o lançamento de sua nova cartilha “Três elos: família, escola, aluno” em evento gratuito no BarraShopping, Zona Oeste do Rio, no dia 10 de outubro, às 16h30. Patrocinada pela Secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, a obra destaca a importância da arte no enfrentamento da violência escolar.
A cerimônia contará com rodas de conversa e a apresentação de um coral de adolescentes conduzido pelo coreógrafo e diretor artístico Carlinhos de Jesus. Serão distribuídos mais de 500 exemplares do material para que professores, pais e alunos tenham acesso às estratégias e metodologias propostas pela ONG.
Presidente do Vivarte, a psicóloga Dominique Chor explica que uma das premissas da cartilha é enfatizar a arteterapia como uma ferramenta eficaz na prevenção da violência.
“A violência escolar é um reflexo das dificuldades enfrentadas pelos jovens em suas vidas diárias. E a abordagem artística permite explorar o inconsciente, muitas vezes a origem de atitudes violentas, e transformar sentimentos agressivos em expressões positivas e construtivas. A arteterapia, por exemplo, facilita a conscientização dos alunos sobre suas emoções e promove o desenvolvimento pessoal”, explica Dominique.
A cartilha surge em um momento crucial. Em 2023, o registro de casos de violência nas escolas brasileiras cresceu 50%, de acordo com dados do Disque 100. Preocupante alta que ressalta a necessidade urgente de medidas preventivas e educativas para reverter tal tendência. E a “Três elos” busca atender a essa demanda com uma abordagem inovadora.
O material também será compartilhado com profissionais da área de educação e cultura em eventos promovidos pelo Vivarte e pelo governo estadual, como encontros, reuniões e palestras, criando um fluxo contínuo de troca de conhecimento. É o que explica a socióloga Ivana Mourão, cofundadora e vice-presidente da instituição:
“Queremos oferecer um recurso valioso para que famílias e escolas trabalhem juntas na construção de um espaço mais seguro e acolhedor. Acreditamos que a integração dessas três forças (família, escola e alunos) é essencial para a promoção da paz e do desenvolvimento saudável de nossos jovens. É fundamental fomentarmos rodas de conversa regulares, que permitam a expressão aberta e o diálogo construtivo, contribuindo para a construção de um ambiente escolar livre de violência”.
“A arte é a chave para a transformação”
Composto por adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidos pelo Vivarte e conduzido pelo coreógrafo e diretor artístico Carlinhos de Jesus, um coral passeará por diversos estilos musicais. Serão entoados clássicos de grandes nomes como Cartola, Luiz Gonzaga e Cazuza. O palco também será tomado pela energia vibrante dos hits de Michael Jackson, o eterno rei do pop, e da sonoridade contemporânea da banda Melim.
“A arte tem um poder motivador e transformador imenso na vida das pessoas e deve estar sempre inserida no processo educativo. Com essa cartilha, esperamos inspirar escolas e famílias a trabalharem juntas para criação de um ambiente de aprendizado harmonioso. A arte é a chave para a transformação”, destaca Carlinhos de Jesus.
Com sede na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro, e foco no atendimento a crianças e adolescentes que vivem nas comunidades do entorno, o Instituto de Restauração Humana Vivarte promove atividades como artes plásticas, teatro, música, passeios culturais, meditações guiadas, palestras com profissionais de múltiplas áreas e atendimento psicológico individual.
SERVIÇO: Lançamento da cartilha “Três elos: família, escola, aluno”
Data: 10 de outubro de 2024
Horário: de 16h30 às 20h30
Local: Centro de Convenções do Centro Médico do BarraShopping
Endereço: Av. das Américas 4.666, 3º piso, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
O Instituto de Restauração Humana Vivarte
O Vivarte tem como proposta acolher, conscientizar, integrar e socializar o adolescente, utilizando as atividades voltadas para artes em geral como ferramenta de autodescoberta. Através do desenvolvimento de uma metodologia ativa que integre a arte, a psicologia e a formação humanística com fins sociais, estimulando e ensinando o pensamento racional a ser participativo, proativo e construtivo.