A juíza Renata Travassos Medina de Macedo, da 88ª Zona Eleitoral, manteve o indeferimento da candidatura de Professor Josiel (DC) a prefeito de São João de Meriti. Ela rejeitou mais um recurso do candidato contra a sentença que indeferiu a candidatura por problema de filiação partidária.
Na decisão, a juíza alega que Professor Josiel, apesar de pretender concorrer pelo DC não teria se filiado ao partido no tempo hábil para as eleições deste ano. De acordo com o sistema FILIA, da Justiça Eleitoral, ele estaria filiado ao PRD desde abril de 2022. Advogados do candidato contestaram a informação alegando que a filiação ao PRD “se deu por erro material” do partido mas a juíza não acatou os argumentos. O recurso também teria sido apresentado fora do prazo legal.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) deu parecer pelo indeferimento de registro, pelo fato do candidato não ter juntado documento obrigatório exigido comprovando a filiação partidária.
É a terceira vez que Professor Josiel disputa a Prefeitura de São João de Meriti. Em 2016 ele concorreu pela Rede e obteve 9,59% dos votos válidos. Em 2020 disputou pelo PSL e acabou em terceiro lugar com 14,17% dos votos válidos. Em 2018 ele foi eleito deputado federal na onda bolsonarista, com 34.274 votos. Em 2022 tentou se reeleger mas não conseguiu, tendo apenas 10.040 votos.