Governo do Rio inaugura primeiro trecho das obras do Bonde de Santa Teresa, no ramal Paula Mattos

Cláudio Castro informou que 40 mil pessoas serão beneficiadas em Santa Teresa. Fotos: governo do Estado do Rio de Janeiro.

Novo trajeto começa a operar de forma experimental, a partir desta quarta-feira (28/08), para moradores


O primeiro trecho das obras de revitalização do sistema de bondes de Santa Teresa, no ramal Paula Mattos, foi inaugurado, nesta terça-feira (27/08), pelo governador Cláudio Castro. Com esse novo marco, a partir desta quarta-feira (28/08), será iniciado, de forma experimental, o trajeto entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola, de segunda a sexta-feira, das 8h às 9h, apenas para moradores, que têm gratuidade no embarque. Com um investimento de cerca de 70 milhões, as obras de revitalização do sistema de bondes foram iniciadas em janeiro de 2024.

As obras têm o objetivo de modernizar a operação e proporcionar mais segurança e comodidade aos passageiros. As intervenções atendem a uma reivindicação antiga da população, que aguarda a retomada dos ramais Paula Mattos e Silvestre há mais de dez anos.

– É uma alegria fazer essa entrega. Hoje, completam 13 anos do acidente que vitimou seis pessoas aqui. Eu não tenho dúvida que o povo de Santa Teresa ganha demais, assim como o turismo. Optamos, com a inauguração deste ramal, atender quem mora aqui, que precisa sair daqui para trabalhar, quem depende do bonde para voltar para casa e ir ao médico – ressaltou o governador.



Cerca de 40 mil pessoas que moram em Santa Teresa serão beneficiadas com a revitalização do trajeto. Em julho, foram registrados cerca de 67 mil embarques no bonde. Atualmente, as obras ocorrem em dois ramais e o próximo a ser inaugurado é o Silvestre, que faz a ligação entre o Bondinho do Cristo e Santa Teresa.

– Este momento simboliza um novo capítulo na história do bonde, estamos falando de uma espera de mais de dez anos. A operação desse trecho será fundamental para atender tanto quem trabalha no posto quanto quem precisa ir até o local para receber atendimento. Vamos seguir avançando para entregar o trajeto original completo para a população, até o Silvestre – destacou o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.

Às vésperas do aniversário desse centenário meio de transporte, que completará 128 anos no próximo domingo (01/09), muitas mudanças já são visíveis. Além do incremento no quadro profissional, que desde abril já conta 34 novos funcionários (16 motorneiros, 16 auxiliares e dois supervisores), mais de 1.000 metros da via permanente e da rede aérea já foram totalmente renovados.

A chegada dos novos motorneiros possibilitou a redução dos intervalos entre as viagens, beneficiando moradores e turistas. E, além disso, em maio, o sistema recebeu o reforço de mais um coletivo, passando a contar com cinco bondes.

Moradores e comerciantes comemoram novo trajeto


A inauguração do primeiro trecho do bonde de Santa Teresa, entre o Largo dos Guimarães e o Posto de Saúde Ernani Agrícola, ganhou a aprovação de moradores e comerciantes da região. A estudante Beatriz Guimarães, de 28 anos, estava empolgada porque, com o funcionamento do novo trecho, ela poderá descer do transporte mais próximo da sua casa.

– Estou muito feliz. Moro em Santa Teresa desde 2019 e sempre escolho os bondes para o meu transporte. É gratificante passar pela cidade no bonde.  A paisagem é linda, um refresco no fim do dia depois de sair do trabalho. Agora, vai ser melhor ainda porque vou descer do bonde mais perto de casa – comemorou Beatriz.

Gerente de um bar na Rua Paschoal Carlos Magno, Alexandre Túlio Paixão, de 47 anos, também estava contente pela entrega do novo trajeto:

– Esse é um trecho que estava sendo aguardado pela população há alguns anos. Será bom para o morador, para o turista e para o comércio. Todos saíram ganhando. Foi uma entrega muito importante.

Morador de Santa Teresa há 19 anos, o mestre de capoeira Vandick Sales, de 72 anos, comemorou a inauguração do primeiro trecho das obras. Apesar de ter uma moto, ele conta que prefere usar o bonde quando vai ao Centro da cidade.

– O bonde é um transporte tranquilo e seguro. Também gosto de observar as pessoas no transporte. Tenho a possibilidade de conhecer pessoas de várias partes do mundo. Andar de bonde é muito bom. Além disso, não pago passagem porque sou morador e chego ao meu destino bem rápido – comentou Sales.

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também