ALERJ LANÇA LIVRO QUE CELEBRA A HISTÓRIA E O LEGADO DO PALÁCIO TIRADENTES

foto: Octacílio Barbosa/Alerj

O livro se constrói sobre três pilares fundamentais: a trajetória do Legislativo brasileiro, a transformação da arquitetura carioca na década de 1920 e as diversas histórias que fizeram do Palácio Tiradentes o principal símbolo da cidadania fluminense

Em comemoração aos 200 anos da Constituição de 1824, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) lançou o livro “Palácio Tiradentes: Arte e Política no Brasil Republicano”. A obra, escrita por Douglas Libório, professor da Escola do Legislativo (Elerj), traz uma análise inédita da Primeira República brasileira (1889-1930), destacando o Palácio como um símbolo do protagonismo parlamentar e a relação entre arte, boemia e política, especialmente no contexto do Carnaval.

A publicação revisita a importância histórica e cultural do edifício. “A história do Palácio Tiradentes reflete a evolução do Poder Legislativo no Brasil, especialmente na conturbada década de 20, quando o país ganhou seu primeiro edifício verdadeiramente republicano. Além de abrigar o Parlamento, o Palácio se entrelaça com a boemia e o Carnaval carioca, sendo até comparado a um carro alegórico em 1925″, comentou o autor.

O livro se constrói sobre três pilares fundamentais: a trajetória do Legislativo brasileiro, a transformação da arquitetura carioca na década de 1920 e as diversas histórias que fizeram do Palácio Tiradentes o principal símbolo da cidadania fluminense. Reginaldo Mendes Leite, subdiretor-geral da Escola do Legislativo, destacou a importância da publicação: “A publicação deste livro sobre o Palácio Tiradentes é essencial para revelar a rica história que vai além de sua arquitetura, abordando aspectos políticos e historiográficos fundamentais para o Brasil. Com a curadoria do historiador Douglas Libório, o livro não só documenta o bicentenário da Constituição e o centenário do Palácio, mas também oferece uma nova perspectiva sobre este símbolo do Legislativo fluminense”.

Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj, destacou o papel de Libório na produção do livro: “Douglas é um prodígio da Casa, fruto do projeto Visita Guiada, que aproxima a população da história do Legislativo fluminense. Ele hoje é um professor, um doutor e está lançando um livro aqui no Palácio, que é o motivo e a grande tese dele. Para nós, é uma alegria”.

O deputado Luiz Paulo expressou seu carinho pelo Palácio e pelo trabalho de Douglas: “A importância desse legado é detalhadamente contada no livro escrito pelo meu amigo Douglas, com quem compartilho uma longa amizade desde que ele era guia na Alerj. Esta obra revela a arte e a história que permeiam o Palácio, desde as estátuas até a carpintaria, e é um presente para todos que desejam conhecer melhor esse ícone do Legislativo brasileiro. Como deputado, tenho um carinho especial por este lugar onde tomei posse em 2002, e fico feliz em ver esse projeto ser entregue à população”.

Marcos Britto, diretor geral da Alerj, destacou que o Palácio é um símbolo da história republicana do Brasil. “O Palácio é um símbolo da história republicana do Brasil, abrigando em suas paredes dois séculos de transformações políticas e sociais. A publicação do livro escrito por Douglas é um marco nas comemorações dos 200 anos da primeira Constituição do Brasil e dos quase 100 anos do Palácio. Este livro é um totem, um verdadeiro marco para as futuras gerações, que poderão acessar essa rica história de forma on-line e conhecer os detalhes desse patrimônio histórico”, comentou.

O lançamento da obra marca o início das comemorações que culminarão em 2026, quando o Palácio Tiradentes completará 100 anos, reafirmando sua importância como centro da cidadania fluminense.

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também
Publicidade

Categorias
Colunas
Institucional