Concurso Unificado reuniu 1 milhão de participantes em todo o país

Em torno de 500 pessoas foram eliminadas do concurso por saírem do local de aplicação com as provas, o que não era permitido pelo processo seletivo | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

De acordo com um balanço realizado neste domingo, 18, o Governo Federal informou que aproximadamente um milhão de pessoas participaram do Concurso Público Nacional Unificado, para concorrerem a 6.640 vagas em 21 instituições federais. O número contempla 228 cidades de todas as Unidades Federativas do Brasil. 

No dia da prova, pela manhã, equipes coordenadas pelos Correios entregaram 170 toneladas em 20 mil malotes com as provas e cartões de resposta. Para que todas as provas chegassem ao destino, desde o início da operação a empresa mobilizou modais terrestres, aéreos e marítimos e percorreu mais de 153 mil quilômetros – o que equivale a quase quatro voltas completas na Terra.

Foram cerca de 3,6 mil locais de aplicação, distribuídos entre escolas e instituições de Ensino Superior. Aproximadamente 72 mil salas foram reservadas para o certame. “As provas aconteceram sem nenhuma grande intercorrência. Nosso grande objetivo em fazer essa prova, com essa dimensão, era mudar a cara do serviço público brasileiro e ter um cada vez mais a cara o Brasil”, destacou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Ainda de acordo com o balanço, cerca de 210 mil trabalhadores participaram de todo o processo de aplicação da prova , o que representa, em média, 10% do total de inscritos no CPNU. Desse contingente, 12 mil servidores participaram da segurança. Diversos órgãos atuaram para garantir que nenhum problema acontecesse: Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Agência Brasil de Inteligência (Abin) e secretarias estaduais de segurança pública.

Em torno de 500 pessoas foram eliminadas do concurso por motivos como, por exemplo, sair do local de aplicação com as provas. A penalização estava prevista no edital. A baixa judicialização do concurso foi comemorada pelo advogado-geral da União, Jorge Messias. “Não tivemos nenhuma ação judicial nas últimas 48 horas. Isso é um sinal de êxito do concurso do ponto de vista jurídico e da sua aplicação”, afirmou.

Gabarito Preliminar

Os cadernos de provas já estão disponíveis para consulta. O gabarito preliminar será apresentado nesta terça-feira, 20, permitindo que os candidatos confiram seus resultados e identifiquem possíveis divergências. A divulgação do resultado definitivo está prevista para 21 de novembro e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação terá início em janeiro de 2025.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também