O Brasil garantiu na manhã desta quarta-feira, 7, três brasileiros na final do skate park masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Pedro Barros, Augusto Akio, conhecido como ‘Japinha’ e Luigi Cini estão na decisão, que acontece ainda nesta quarta, a partir das 12h30.
Medalha de prata nos Jogos de Tóquio 2020, Pedro Barros busca a sua segunda medalha olímpica. Ele garantiu a sua classificação tendo a 6ª melhor nota. Luigi e Akio ficaram logo atrás, garantindo a vaga com a 7ª e 8ª posição, respectivamente.
Keegan Palmer, Tom Schaar, Alex Sorgente, Tate Carew e Keefer Wilson são outros finalistas da categoria.
Os brasileiros entraram na pista nas últimas duas baterias. Pedro Barros foi o primeiro e logo de primeira encaixou uma volta de nota 89.24. Nas duas corridas seguintes, arriscou alto, mas não conseguiu melhorar a pontuação.
Na mesma bateria de Pedro estava Augusto Akio. O japinha também começou muito bem com uma volta de 88.79 pontos, ficando uma posição atrás do compatriota. Ele arriscou alto nas tentativas seguintes e melhorou a pontuação na terceira volta, com 88.98 pontos.
Pedro Barros e Augusto Akio terminaram a bateria em quinto e sexto, respectivamente. Na última bateria, Luigi Cini entrou em ação e já na primeira volta fez 89.10 pontos, ultrapassando Augusto Akio e tirando o americano Gavin Bottger. Na sequência, se arriscou com manobras difíceis, errou e não melhorou.
No ciclo olímpico, o trio brasileiro se firmou entre os melhores skatistas do mundo no park. Augusto Akio desembarcou em Paris como o terceiro melhor do ranking mundial, seguido por Luigi Cini em quinto e o heptacampeão mundial Pedro Barros em sexto.
O Brasil soma quatro medalhas na história do skate em Olimpíadas. A modalidade estreou nos Jogos de Tóquio em 2021, quando o time brasileiro celebrou as medalhas de prata de Rayssa Leal e Kelvin Hoefler no street, além de Pedro Barros no park. Em Paris 2024, Rayssa foi bronze no street.