Eleições na Baixada: mulheres são candidatas a prefeita, vice e a vereadora nas cidades da região

Estimuladas pelo avanço na legislação eleitoral, as mulheres da Baixada estão nas ruas pedindo votos. Fotos: divulgação.

Com o TSE de olho nas exigências da divisão do fundo partidário também com as candidaturas de negros e mulheres, as eleições deste ano na maioria das cidades da Baixada Fluminense estão ofecendo aos eleitores um time de postulantes a cargos eletivos de prefeita, vice e vereadora que nunca foi tão representativo das classes sociais da região. Elas são professoras, médicas, pastoras de igrejas evangélicas, advogadas, entre outras atividades. No estado do Rio de Janeiro, as mulheres são a maioria do eleitorado: 53,7%.

Algumas delas já conhecem por dentro a engrenagem da máquina pública e partidária, outras são marinheiras de primeria viagem. Elas já estão nas ruas e nas redes sociais se apresentando aos eleitores na pré campanha, ora divulgando agendas, ora em reuniões com grupos de eleitores. Pelo voto popular, elas querem permanecer no poder ou conquistarem o espaço das mulheres na política. Querem vencer barreiras na política, trabalhar pela inclusão social, pela saúde, segurança e pelas causas femininas.

Nova Iguaçu tem candidata a prefeita e três mulheres a vice

Nas fotos acima: Iza Dutra, Aline Olítia e Fernanda Ontiveros, candidatas a prefeita de Nova Iguaçu, Paracambi e de Japeri, respectivamente. Fernanda disputa a reeleição.

Principal cidade da Baixada, Nova Iguaçu tem uma candidata a prefeita e três a vice. Iza Dutra ( Partido Novo), 35 anos, formada em Engenharia Civil e com especialização em Segurança Pública, é iguaçuana. Ela quer substituir o prefeito Rogério Lisboa no comando da prefeitura.Na cidade, a também iguaçuana Roberta Teixeira, advogada e estudante de Medicina, é a candidata do PL a vice-prefeita de Dudu Reina, do PP. Dudu e Dra. Roberta Teixeira já tiveram seus nomes homologados nas convenções realizadas pelos dois partidos e pelos aliados. Disputarão estas eleições com o apoio de 11 partidos e 264 candidatos à Câmara de Vereadores. Irmã do deputado federal Dr. Luizinho, presidente regional do Progressistas e Líder do partido na Câmara dos Deputados, a candidata a vice da coligação Fé, Trabalho e Humildade está debutando na disputa eleitoral.

Na fotocolagem abaixo, Dr. Luizinho, Dudu Reina, Dra. Roberta Teixeira e Rogério Lisboa; Maritza Almada e Dra.Rosimere Guarnier

Pastora do PMB é a vice do PT em Nova Iguaçu

A pastora Maritza Almada, do Partido da Mulher Brasileira (PMB) é candidata a vice na chapa do comerciante Tuninho da Padaria (PT) Ela foi apresentada aos militantes do PT e do PC do B no evento em que a direção estadual do Partido dos Trabalhadores e lideranças de vários municipios da Região Metropolitana anunciaram, no IBC, o apoio de Lula à candidatura de Tuninho, ex-vereador e ex-secretário de Transportes de Nova Iguaçu.

A médica Rosimere Guarnier, apoiada pelo ex-governador Anthony Garotinho, foi candidata em 2012, pelo extinto PR, a uma vaga na Câmara de Vereadores de Mesquita. Dra. Rosimere conquistou o mandato e atualmente é candidata a vice-prefeita do empresáro Clébio Lopes Jacaré, do União Brasil, em Nova Iguaçu. Ela faz clínica geral em Mesquita, Engenheiro Pedreira, Japeri e em Nova Iguaçu.

Canella escolhe Mariana Malta; Assis Freitas (PSB) tem professora na chapa

Na vizinha Belford Roxo, o deputado estadual Márcio Canella, do União Brasil, escolheu a advogada Mariana Malta para vice de sua campanha para conquistar a prefeitura da cidade. Ela também nunca foi candidata a qualquer cargo eletivo, mas convive com políticos e atende lideranças no gabinete de Canella na Assembleia do Rio.

Mariana não é a única mulher de olho na prefeitura de Belford Roxo. A professora Flávia das Graças da Silva, moradora de Nova Aurora, um bairro da periferia, católica, filiada ao Partido Socialista Brasileiro, é a companheira de chapa de Assis Freitas, um militante político ligado à Igreja Católica desde os anos 70. Assis ajudou a fundar o PT na Baixada e agora vai tentar ser prefeito de Belford Roxo pelo PSB. Assis já tentou ser vereador, sem êxito, mas Flávia da Educação também é uma novata na política. Santinhos digitais dela com lideranças do PSB já são vistas nas redes sociais.

fotos abaixo: Aline do Áureo e Flávia da Educação

Vices em Caxias são mulheres

Na fotocolagem acima: Mariana Malta, Cris Gêmeas, Aline Rangel e Beatriz Silva

Em Duque de Caxias, o PT emplacou Aline Rangel, dirigente do partido no município, na aliança com Zito (PV), líder nas pesquisas de intenção de votos feitas pelo Instituto Quaest e candidato a prefeito na cidade que já lhe deu vários mandatos de vereador e prefeito. Já o candidato Netinho Reis (MDB) vai de Aline do Aureo, esposa do deputado federal Aureo Ribeiro( Solidariedade), para vice.

Mesquita: Gelsinho tem Cris Gemeas como vice

Em Mesquita, a cidade mais jovem da Baixada, o ex-prefeito Gelsinho Guerreiro (Republicanos) conquistou o apoio de Cristiane Pelinca do Amaral, Cris Gêmeas, uma professora que trabalha há 34 anos como servidora m,unicipal e já teve dois mandatos. Ana Cristina, a irmã gêmea de Cristiane, vai tentar se reeleger vereadora pela terceira vez. Cris tem 53 anos e fez seu curso de Pós Graduação na Uerj.

Em Seropédica, vice de Berriel é uma missionária

O sindicalista Sebastião Berriel, candidato da Rede Sustentabilidade e do PSOL a prefeito de Seropédica, não pensou duas vezes quando lhe sugeriram o nome da missionária Beatriz Silva , que agora o acompanha em suas caminhadas pelos bairros da cidade que pretende administrar combatendo milicianos com ações da prefeitura na área de segurança pública.

Também candidato a prefeito, Vaguinho Anabal ( PSDB) optou pelo próprio pai, Anabal Barbosa, duas vezes prefeito de Seropédica, para ser o seu vice. O filho de Anabal é fuzileiro naval, bacharel em Direito e 1º sargento do BPRV. Ele integra os quadrados da Polícia Militar do Rio há 27 anos.

Médica , Letícia Costa é vice de Léo Vieira em São João de Meriti

Na foto acima, a vereadora Letícia Costa, médica, candidata a vice-prefeita de São João de Meriti

Vereadora e médica, Letícia Costa é campeã de votos em São João de Meriti. Em 2020, ela obteve 24.520 votos, pelo PL, e nas eleições de 6 de outubro próximo é candidata a vice-prefeita na chapa do deputado estadual Léo Vieira ( Republicanos), principal adversário do prefeito Dr. João e seu candidato Valdecyr da Saúde ( União Brasil).

Andrezinho Ceciliano é favorito em Paracambi

A Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PCdoB) realiza, neste sábado (3), a convenção partidária para lançamento da candidatura do deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) a prefeito da cidade de Paracambi, na Baixada Fluminense. O nome de Andrezinho conta com o apoio de outros oito partidos fora da federação: Republicanos, PSB, PDT, PRTB, PSD, PRD, Solidariedade e Agir. O evento acontece a partir das 16h, no CIEP 152 – Garrincha.

Estarão na convenção os médicos Doutor Ernandes e Doutor Fernandes. Ambos retiraram a pré-candidatura à prefeitura da cidade em apoio a Andrezinho Ceciliano. Além do anúncio da cadidatura do Andrezinho e do vice Romero Marques, outros 70 nomes serão anunciados para concorrer à uma vaga na Câmara de Vereadores da cidade.

O deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT) é filho de André Ceciliano, prefeito duas vezes em Paracambi, ex-presidente da Alerj e até recentemente Secretário de Assuntos Federativos do governo Lula. Andrezinho, que lidera todas as pesquisas de intenção de voto para prefeitura de Paracambi, tem uma mulher como adversária na campanha. Trata-se de Aline Olitia, candidata do PL e do grupo que está no poder em Paracambi há oito anos. Aline, sobrinha de Lucimar do Dr. Flávio (PL), já presidiu a Câmara de Vereadores e foi secretária municipal.

Compartilhe
Categorias

Mais lidas

Publicidade
Veja também
Publicidade