Largada das convenções pelo país tem cenários em aberto nas capitais e presença de caciques nos palanques

Da esquerda para a direita: Guilherme Boulos, Ricardo Nunes, Eduardo Paes e Alexandre Ramagem em agendas políticas recentes. Fotos: arquivo.

Favorito, Eduardo Paes ainda não anunciou o nome de seu vice

As convenções partidárias para as eleições municipais iniciam com incertezas nas capitais brasileiras. Prazo para definição de coligações e candidaturas vai até 5 de agosto. Presença de líderes políticos nacionais marca o apoio a candidatos, como Lula com Boulos em SP.

A corrida eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto. Até lá, pré-candidatos precisam seguir uma série de regras para não configurar propaganda antecipada.

No Rio, o PSD faz convenção para homologar o nome do prefeito Eduardo Paes, candidato à reeleição e franco favorito para liquidar a eleição ainda no primeiro turno. Paes conitunia fazendo mistério sobre o nome de seu companheiro de chapa. O cargo de vice de Paes é disputadíssimo porque o prefeito é candidato a governador do Rio em 2026.

Ontem, em Campo Grande, Alexandre Ramagem, candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL. voltou a adotar o discurso de perseguição, por causa de investigações recentes da Polícia Federal, e apostou em nacionalizar o debate, buscando colar Paes em Lula, seu apoiador no Rio.

Em BH, Fuad Noman tem a vice mais encaminhada para o União Brasil, mas a definição também só se dará daqui a alguns dias. Na convenção de hoje, o prefeito vai ser prestigiado por Gilberto Kassab, mas outros caciques nacionais do PSD, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, não devem comparecer.

São Paulo: União Brasil só vai anunciar apoio a Ricardo Nunes após convenções

No caso do União, a despeito de a convenção ser hoje, o anúncio da posição do partido sobre a disputa pela prefeitura vai ser feito apenas depois que as demais legendas realizarem convenções. O presidente da sigla na capital, Milton Leite, reuniu-se ontem com o prefeito Ricardo Nunes e disse que a relação “melhorou muito”, mas ainda não colocou os dois pés na pré-campanha de reeleição.

Candidato à reeleição, Ricardo Nunes e seu MDB têm convenção agendada apenas para 3 de agosto. Com vice já definido — Ricardo Mello de Araújo, do PL —, o evento vai reunir as demais legendas que apoiam o prefeito: PSD, Republicanos, Progressistas, Podemos, Solidariedade, PRD, Agir, Mobiliza e Avante. Ainda não há confirmação sobre a possível presença do ex-presidente Jair Bolsonaro .

Convenção na Baixada Fluminense

PSDB_Cidadania já discute alianças no auditório da Acini. Foto: Paulo Cezar Pereira.

Na Baixada Fluminense, 13 partidos consolidarão hoje o nome do deputado Max Lemos na disputa da prefeitura de Queimados, da qual já foi prefeito duas vezes. O candidato a vice da coligação será o presidente da Câmara de Vereadores, Toninho Vira Virou, do PP. O evento acontecerá a partir das 15h no Espaço Reação Arena, na avenida Camilo Cristofano, lote 2, quadra 14, Vila Camarim. Prefeitos de algumas cidades do Rio, deputados federais e estaduais foram convidados para esta convenção. O prefeito atual, Glauco Kaizer, é candidato à reeleição.

A federação PSDB-Cidadania de Nova Iguaçu faz convenção neste sábado (20) para homologar os nomes de 24 candidatos à Câmara de Vereadores e o apoio a Dudu Reina, o presidente da Câmara, candidato do prefeito Rogério Lisboa (PP) e do presidente regional do Progressistas, Dr. Luizinho. O ato será no auditório da Associação Comercial e Industrial ( Acini), no calçadão.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também