Castro autoriza a contratação de mais de 4 mil professores temporários

O governador Cláudio Castro (PL) autorizou a Secretaria de Educação a contratar, temporariamente e sem concurso, 4.293 professores para as escolas de Ensinos Fundamental e Médio da rede estadual.

No 24 de abril, a Assembleia Legislativa aprovou um projeto de lei enviado pelo governo para a contratação de até 15 mil professores sem concurso público, por, no máximo, quatro anos. A primeira leva foi liberada no Diário Oficial desta quinta-feira (11).

Serão abertos 40 postos nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com carga horária de 22 horas semanais, para atuar na Diretoria Regional Pedagógica de Unidades Prisionais e Socioeducativas.

Contratação obedecerá sistema de cotas

Outras 3.053 vagas, com carga horária de 18 horas semanais; e 1.200, com 30 horas por semana; são para as salas de aulas nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Há regras: 5% das vagas estão reservadas a portadores de deficiência; 20%, a candidatos negros e índios; e 10%, a quem comprovar hipossuficiência econômica. Agora caberá à Secretaria de Educação editar, no prazo de dez dias, as normas complementares para o recrutamento dos novos contratados.

Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também