Rio recebe 19ª edição do maior festival de harpas do mundo com duas etapas

Apresentações do RioHarpFestival ocorrerão em locais como CCBB, Palácio São Clemente e Sesc Quitandinha, em Petrópolis

Com tradição e elegância, o Rio de Janeiro volta a sediar, em julho de 2024, o RioHarpFestival em sua 19ª edição mundial. O evento gratuito ocorrerá ao longo do mês, dividido em duas etapas devido à alta demanda. A primeira fase começa nesta segunda- feira (1º) a 31 de julho, seguida pela segunda no período de 1º a 30 de setembro. Trinta artistas de 22 países participarão, com homenagem especial à África nesta edição do festival.

O projeto, que se estende tanto pela capital quanto por outras localidades do estado, incluirá concertos em diversas instituições culturais. Entre os locais confirmados estão o Centro Cultural Banco do Brasil; Arte Sesc Rio no Flamengo; Centro Cultural da Justiça Federal na Cinelândia; SESC Quitandinha em PetrópolisReal Gabinete Português de LeituraBiblioteca NacionalJockey ClubPalácio São Clemente – Consulado de PortugalCasa Museu Eva Klabin; além de pontos turísticos e históricos como o Corcovado e o Forte de Copacabana.

O festival integra o projeto Música no Museu, que proporciona recitais e apresentações musicais gratuitas em museus e outros espaços na cidade e em todo país. Em 2022, o Música no Museu foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro pela Câmara Municipal.

A programação desta edição inclui uma variedade de estilos, desde a harpa tradicional até o koto japonês e harpas africanas, árabes e indianas. O evento também apresenta fusões musicais entre artistas de diferentes continentes, além de proporcionar oportunidades para crianças e adolescentes das comunidades cariocas dividirem o palco com os harpistas estrangeiros.

O festival contará com a participação de 30 harpistas de 22 países e aproximadamente 150 músicos, que compõem várias orquestras, a maioria delas de programas de inclusão social desenvolvidos em comunidades locais. O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço

19ª Edição RioHarpFestival – Projeto Música no Museu

  • Períodos: 1º a 31 de julho e 1º a 30 de setembro de 2024.
  • Apresentações: Duas apresentações diárias, de quarta a segunda-feira.
  • Entrada Gratuita: Senhas disponíveis uma hora antes de cada espetáculo.
  • Ingressos: Retirada na bilheteria do CCBB ou pelo site.
  • Programação: Detalhes disponíveis no site oficial.
  • Endereço: Centro Cultural Banco do Brasil, Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ).
  • Contato: 21 3808-2020/ ccbbrio@bb.com.brwww.musicanomuseu.com.brwww.rioharpfestival.com.br.
Compartilhe
Categorias
Publicidade
Veja também