A próxima interdição da pista sentido São Paulo da Serra das Araras para as obras de construção do novo traçado, entre Piraí (RJ) e Paracambi (RJ), será no dia 13 de junho (quinta-feira). O trecho faz parte da Via Dutra, a principal ligação entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo a CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, a interdição será para dar continuidade às detonações de rochas em alguns pontos da rodovia. Nesta quarta-feira (5), foram realizadas as primeiras explosões.
Por causa das detonações, a pista de subida (sentido São Paulo) vai ficar fechada novamente das 11h30 às 13h30, na altura do km 230.
A previsão é de que a nova pista de subida (sentido São Paulo) seja entregue em 2028. Já a pista de descida (sentido Rio de Janeiro) deve ficar pronta em 2029.
A concessionária informou que vai avisar com antecedência sobre quando ocorrerão as explosões das rochas por meio de canais oficiais e painéis eletrônicos que, durante o período de interdições, vão informar o tempo restante para liberação da pista. O cumprimento do cronograma está sujeito às condições climáticas, podendo sofrer alterações.
Durante os períodos de interdição, os motoristas podem utilizar algumas das rotas alternativas. A Polícia Rodoviária Federal, no entanto, não recomenda porque os trechos são mais longos e aumentam o tempo de viagem. Veja abaixo:
Rotas alternativas
Sentido RJ
- Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da Via Dutra nos quilômetros 271 ou 264, acessar a BR-393 (Lúcio Meira) até Três Rios, acessar a BR-040 e seguir até o Rio de Janeiro
- Apenas veículos leves: Sair da Via Dutra no quilômetro 276, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga), seguir até a BR-101 (Rio-Santos), em Angra, e seguir sentido Rio de Janeiro
Sentido SP
- Veículos pesados (cargas) e leves: Sair da BR-040, acessar a BR-393 em Três Rios e entrar na Via Dutra nos quilômetros 264 ou 271
- Apenas veículos leves: Sair da BR-101 (Rio-Santos), em Angra, acessar a RJ-155 (Saturnino Braga) e entrar na Via Dutra no quilômetro 276
Primeiras detonações foram nesta quarta
As primeiras explosões de rochas para as obras da construção do novo traçado da Serra das Araras foram nesta quarta-feira (5).
A pista de subida ficou fechada das 11h30 às 12h35 para a realização do serviço. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, após a liberação do trecho, os motoristas enfrentaram congestionamento de cerca de 6 km de extensão.
Além da pista de subida, a de descida também ficou fechada por cerca de 30 minutos para monitoramento, das 12h15 às 12h45. A CCR RioSP acredita que as próximas detonações não devem impactar o trânsito no sentido Rio.
Detonações serão diárias em julho
De acordo com a CCR RioSP, a previsão é que em julho as detonações sejam diárias, de segunda a quinta-feira.
Por conta disso, a partir do próximo mês, a pista de subida ficará fechada nestes dias por até duas horas, a partir das 11h30, e a pista de descida, das 12h15 às 12h45. A previsão é que as obras ocorram durante os próximos 28 meses.
Novo traçado da Serra das Araras
O projeto prevê a readequação da pista de subida (sentido São Paulo), que será transformada em uma nova pista de descida (sentido Rio de Janeiro), e a construção de uma outra pista de subida.
Segundo a concessionária, em cada pista, o número de faixas vai passar de dois para quatro, sem contar o acostamento. Além disso, serão construídos 24 viadutos e três áreas de escape. Com o novo traçado, a velocidade máxima tanto na pista de subida quanto na de descida passará de 40 para 80 km/h.
De acordo com a empresa, as obras serão realizadas em um trecho de oito quilômetros por sentido, ou seja, 16 quilômetros de extensão, entre o km 225 e o km 233.
Ainda conforme a concessionária, além das melhorias já citadas acima, o novo traçado da Serra das Araras vai contar com:
- 93 contenções
- Oito pontos de ônibus
- Três passarelas
- Uma via marginal, na pista sentido SP
- Novas câmeras de detecção automática de incidentes
Obra aguardada há mais de 20 anos
Aguardada há mais de 20 anos, a obra de duplicação da Serra das Araras consta no novo contrato de concessão assinado pela CCR RioSP, em 2022
O atual trecho foi projetado em 1940. Por semana, cerca de 390 mil veículos passam pelos dois sentidos – 40% deste número corresponde a caminhões e carretas, que transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Além de melhorar o fluxo na principal ligação entre Rio e São Paulo, as obras também têm como objetivo reduzir o número de acidentes. Só em 2023, foram 295 na pista de descida da Serra das Araras, sendo 208 em dias úteis.
Com informações do g1