O prefeito Eduardo Paes demitiu nesta terça-feira o secretário de Habitação, Marcus Vinicius Medina Costa e os presidentes da Rioluz, Raoni César Ras, e do IplanRio, Michell Yamasaki Verdejo. Os três foram indicados pelo Republicanos, através do ex-deputado federal Eduardo Cunha e do prefeito de Belford Roxo , Waguinho. Com a medida, oficializa o rompimento com o partido, como antecipara semana passada o jornalista Ricardo Bruno na Agenda do Poder.
A gota d’agua para o rompimento foi a decisão do prefeito de anular um contrato de R$ 137 milhões para a instalação de 200 núcleos comunitários com a contratação de 2 mil agentes sociais. Os núcleos funcionariam como células eleitorais dos candidatos a vereador do Republicanos.
Embora o resultado do chamamento público não tenha sido homologado, a ONG Contatos, envolvida no caso Ceperj e usada por Chiquinho Brazão para desvio de emendas parlamentares, foi a que obteve a maior pontuação. Depois, foi desclassificada por conta de recurso de outra concorrentes.