Pipico sem títulos como profissional
O “inoxidável” Pipico, lendário centroavante que já rodou por 20 clubes, carrega com um grande peso: nunca foi campeão jogando como profissional. E olha que ele passou por três clubes acostumados em disputar e ganhar campeonatos como Santa Cruz, Vasco e Paissandu. Pipico, cujo nome de batismo é Wesley Henrique Lima Silva e Silva, está com 39 anos e atuando no Botafogo da Paraíba, clube aliás que talvez Pipico tenha tido a última oportunidade na vida de ser campeão como profissional, pois na semana passada, na final contra o Sousa, Pipico desperdiçou o pênalti que empataria a disputa. O Sousa acabou sendo campeão paraibano. No jogo anterior, pela Copa do Nordeste, o atacante também perdeu um pênalti contra o CRB.
É muito azar para um atacante só!
Bambas do samba e seus times
Muita gente tem curiosidade em saber para quem grandes figuras do samba torciam (ou torcem) no futebol. O grande Cartola, mangueirense nato, era apaixonado pelo Fluminense. Seus colegas de escola de samba, Nelson Sargento e Nelson Cavaquinho eram vascaínos. O grande portelense Monarco tinha paixão pelo América. Já Bezerra da Silva, João Nogueira e Dominguinhos do Estácio não escondiam a paixão pelo Flamengo, assim como Beth Carvalho e Luiz Carlos da Vila (um dos autores, juntamente com Jonas e Rofolpho, de Kizomba, a festa da raça, samba que deu o título do carnaval carioca à Vila Isabel em 1988) eram botafoguenses. Martinho da Vila e Paulinho da Viola são vascaínos, Diogo Nogueira, Neguinho da Beija-Flor e Xande de Pilares, flamenguistas.
Samba e futebol sempre andaram juntos!
Canarinho: 56 anos de história em Meriti
Tradicional time da Vila Tiradentes, bairro de São João de Meriti, o canarinho faz 56 anos no dia 1 de maio. No início, o time se apresentava como “E lá vai bola!”, passando a adotar o nome de Canarinho a partir de 1970, em uma homenagem à seleção brasileira campeã do mundo. Os principais fundadores são Ivan dos Santos, o Ivan Jacaré (já falecido), e os irmãos Ubiratan dos Santos, o Bira, Edgard dos Santos, o Dagica (que faleceu em 2019). A equipe amadora encerrou as atividades em 2018, mas o veterano continua jogando sempre no campo do Coqueiro, na Vila Tiradentes. Segundo informações, Dagica chegou a jogar de volante e conseguiu ver o seu filho Jefferson jogando de lateral-direito no Canarinho. Quem também viu o filho Leandro Jacaré atuar no meio-campo foi o torcedor fanático do Canarinho conhecido como Gelson Baresi (não o ex-jogador), que era flamenguista de quatro costados
Foto 1: Dagica, Ivan Jacaré e Bira; foto 2: diretores e colaboradores em frente à sede no final dos anos 70; foto 3: Canarinho nos anos 90; foto 4: Canarinho nos anos 90; foto 5: Canarinho no ano 2000; foto 6: atual time veterano do Canarinho.
Futebol feminino na TV Brasil
Os amantes do futebol feminino já podem comemorar. É que a TV Brasil (TV aberta) irá transmitir o Campeonato Brasileiro Feminino – 2024. A primeira partida será o clássico Fluminense x Botafogo, pela sexta rodada, no dia 20 de abril, às 15h, nas Laranjeiras. Anteriormente, só a Rede Globo detinha os direitos da competição e podia exibir apenas duas partidas por rodada, no canal SporTV. O líder do campeonato é o Corinthians. Botafogo, Fluminense, Vasco e Flamengo estão em posições intermediárias na tabela de classificação.
No Brasileirão, das seis primeiras equipes bem classificadas, cinco são de São Paulo.
Yago acerta com o Coritiba
Uma das principias estrelas do time do Nova Iguaçu, que foi vice-campeão está arrumando as malas para mudar de ares. O meia Yago, que pertence ao Fluminense, vai aterrissar no Paraná para reforçar o Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro. Canhoto e habilidoso, o “cria de Xerém” ficará até o final do ano com cláusula de opção de compra. No Campeonato Estadual, pelo Nova Iguaçu, Yago marco três gols e deu três assistências. De quebra, inda foi eleito a revelação da competição. No Coritiba, o meia irá ganhar experiência e poderá voltar em condições de brigar por uma vaga no time de Fernando Diniz.
Pedigree Yago tem, pois é filho do ex-meia Iranildo, que brilhou no Flamengo e Madureira
Romário: bom de bola e bom de marketing
Que o ex-atacante, atual senador e presidente do América, Romário Farias, era um craque dentro decampo, ninguém tem dúvida. Mas agora, aos 58 anos, o “Baixinho” fez uma jogada de mestre e anunciou que irá disputar a segunda divisão do Campeonato Carioca. Segundo ele, um dos objetivos e realizar o sonho de jogar com o filho Romarinho, contratado recentemente pelo pai. Quem ver o Baixinho jogar garante que ele ainda dribla bem e tem um chute muito forte. Simbolicamente, Romário vai se divertir, jogar e ainda ganhar um salário mínimo, que será doado ao clube.
Pode até não dar certo a pretensão de Romário, mas uma coisa ele já conseguiu: colocar o América na grande mídia e no noticiário esportivo em geral.
Gol de placa
O artilheiro do Campeonato Brasileiro deste ano receberá o Troféu Roberto Dinamite, instituído pela CBF para homenagear o ex-craque do Vasco, que faleceu em 2023. Dinamite é o maior artilheiro das edições do Brasileirão com 190 gols. Uma justa homenagem!
Gol contra
O árbitro André Luiz se enrolou todo no jogo entre Flamengo e Atlético – GO. Em um lance duvidoso, ele expulsou o técnico Jair Ventura por reclamações. A atitude gerou revolta até do técnico do Flamengo. Tite partiu em defesa do colega de profissão. Se o técnico não pode reclamar, é melhor usar mordaça neles.
Sugestões de matérias ou de notas podem ser enviadas para o email: colunajogoperigoso@gmail.com