Witzel e Marcelo Queiroz entregam cheques a produtores rurais da Região Serrana

agosto 4, 2020 /

Governador também inaugurou escola cívico-militar, posto avançado dos bombeiros e visitou obras de um hospital em três municípios

Acompanhado do secretário estadual  de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcelo Queiroz, o governador Wilson Witzel esteve, nesta segunda-feira (3/8), nas cidades de Macuco, Santa Maria Madalena e Cordeiro, na Região Serrana do estado, para participar de uma série de compromissos nas áreas de agricultura, educação, defesa civil e saúde. Em Macuco, Witzel visitou as instalações da cooperativa de leite do município. Na ocasião, foram entregues cheques no valor de mais de R$ 250 mil a produtores da região, que foram contemplados com empréstimos do Agrofundo, programa de fomento que oferece aos agricultores financiamento a juros baixos.

– O estado do Rio tem um grande potencial em outras áreas do PIB. Não podemos ficar dependentes do petróleo. O turismo e a agricultura vão trazer um incremento para a nossa economia. A agricultura do nosso estado está em outro patamar e ainda há muito espaço para investimentos no agro. Vamos auxiliar na questão da tributação para alavancar ainda mais o setor – afirmou o governador.

Ainda na cidade, Witzel visitou as obras do Hospital Municipal Maria Helena Vieira da Silva, antiga Casa de Parto, no bairro Santo Reis. Além de atendimentos especializados de oftalmologia, o novo hospital vai contar com duas salas para cirurgias gerais, maternidade, emergência e atendimento ambulatorial.

Com intervenções paralisadas há anos, a previsão é que as obras sejam concluídas no fim deste ano, com investimento total de R$ 4,2 milhões, em parceria com a Prefeitura de Macuco.

Colégio cívico-militar e cinema em Cordeiro

Em Cordeiro, Witzel participou da inauguração do CE 2º Ten. BM Sérgio Rodrigues da Silva, a décima segunda unidade voltada ao ensino cívico-militar no estado. Os estudantes terão disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, além de conhecimentos específicos do ensino cívico-militar.

– O ensino cívico-militar é voltado para os jovens que têm uma vocação para a vida militar e que podem, a partir de agora, começar este processo de aprendizagem. O currículo diferenciado também é outro destaque que os estudantes terão com o formato destas unidades. Nosso propósito é formar grupos de estudos e pesquisas para que eles possam participar de competições nacionais e internacionais – disse Witzel.

O governador vistoriou, ainda, as obras do cinema que está sendo construído no município pelo programa ‘Cinema da Cidade’. A ação, realizada através da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e a Agência Nacional do Cinema (Ancine), visa construir ou reformar salas de cinema em cinco municípios do interior do Rio.

Posto Avançado de Bombeiro Militar

Em Santa Maria Madalena, o governador inaugurou o primeiro Posto Avançado de Bombeiro Militar (PABM 1/6), unidade que vai reforçar o atendimento em quatro cidades e dar mais agilidade para diversos tipos de ocorrências, cobrindo uma área de 630 km2 dos municípios de São Sebastião do Alto, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena e parte de Macuco.

Foto: Carlos Magno

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.