Secretário nacional de Cultura, Henrique Medeiros protesta contra suspensão de editais de projetos LGBTs e deixa o governo Bolsonaro

agosto 21, 2019 /

O secretário nacional de Cultura, Henrique Medeiros Pires, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (21), de acordo com os colunistas Carolina Bahia,  do GaúchaZH, e Ancelmo Gois, do Globo. Pires é subordinado ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, e teria pedido demissão por não concordar com atos de Bolsonaro que atingem o setor artístico, diz o jornal gaúcho. A exoneração deve ser publicada ainda hoje no Diário Oficial da União (DOU). Nesta quarta, Terra suspendeu um edital sobre séries de sexualidade após críticas do presidente.”

O ministro Osmar Terra ainda tentou , ontem, contornar a situação da saída do secretário especial de Cultura, Henrique Pires. Ofereceu a ele o comando da Casa Rui Barbosa ou outra instituição ligado ao ministério. A versão oficial é que ele saiu por “discordâncias de gestão”. Mas, nas internas, sabe-se que Henrique Pires saiu protestando contra essa suspensão feita por Bolsonaro para editais de apoio a projetos culturais ligados à comunidades LGBTs, diz a nota do colunista do Globo.

Paulo Cézar

PAULO CEZAR PEREIRA, também chamado de PC ou Paulinho da Baixada, aprendeu jornalismo nas redações de alguns principais veículos – rádios,jornais e revistas. Conheceu, como Repórter Especial do GLOBO, praticamente todos os estados brasileiros, as duas antigas Alemanhas antes da reunificação, Suiça, Austria, Portugal, França, Itália, Bélgica, Senegal, Venezuela, Panamá, Colômbia e a Costa Rica. É casado com Ana Maria e tem três filhas que já lhe deram cinco netos. Tem três paixões: a família, o jornalismo e o Flamengo. No passado, assessorou um governador, um senador, dois prefeitos e vários deputados. Comandou a área de Comunicação de Nova Iguaçu num total de 12 anos. Já produziu três livros : um para a Coleção Tiradentes, outro contando a evolução de Nova Iguaçu quando a cidade completou 170 anos, e o do jubileu de ouro da Diocese de Nova Iguaçu.