Reforço para a Educação Especial: Queimados convoca 14 cuidadores de alunos

janeiro 16, 2019 /

A rede de ensino especial de Queimados acaba de ganhar um reforço de peso para o ano letivo de 2019. Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convocou 14 cuidadores aprovados em concurso público para tomar posse e começar a atuar em 4 de fevereiro.

Com o acréscimo, a rede municipal contará com 49 profissionais que trabalharão tanto em sala de aula, como nas salas de recursos multifuncionais, que são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para prover condições de acesso, participação e aprendizagem aos alunos com deficiência e/ou transtornos de desenvolvimento matriculados na rede pública de ensino regular.

De acordo com o Secretário da Pasta, Lenine Lemos, o chamamento se deu por conta do aumento de atendimento a crianças especiais na rede municipal. “Temos agora 13 salas de recursos para a evolução dos nossos alunos e houve essa necessidade de aumentar a equipe de cuidadores. As atividades acontecem duas vezes por semana no contraturno escolar. Nos espaços, é oferecido um atendimento específico para cada caso, no qual a ludicidade é utilizada para incentivar as potencialidades dos alunos”, afirmou o gestor.

Além das 13 salas de recursos, a rede de ensino de Queimados também conta com o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Queimados (CAEEQ). No equipamento, funcionam oficinas pedagógicas como letramento, psicomotricidade, Educação de Jovens e Adultos (EJA), estimulação infantil, matemática e raciocínio lógico, desenvolvimento fonológico e arteterapia, além de atividades voltadas para os responsáveis e familiares dos estudantes durante o atendimento.

Aloma Carvalho