Queimados recebe HEMORIO em nova campanha de doação de sangue

maio 6, 2019 /

Doar sangue é um ato de amor que salva vidas. E em Queimados, o Centro de Artes e Esportes Unificados Planeta Futuro, no bairro São Roque, se tornará palco desse gesto de solidariedade nesta terça-feira (7), a partir das 10h. Esta será a sexta edição da campanha do Hemorio na cidade, que já viabilizou a coleta de 570 bolsas de sangue.

“Realizar uma campanha de doação de sangue no CEU é, também, uma forma de promover cultura para os queimadenses. Dessa forma, incentivamos os moradores a contribuir com a vida de alguém e praticar coisas boas ao próximo. Vale lembrar que uma única doação pode ajudar até quatro pessoas.”, declarou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Marcelo Lessa.

Os interessados em doar precisam ter entre 16 e 69 anos (pessoas com 16 e 17 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsáveis legais), pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, não ter consumido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas e portar documento de identidade oficial com foto. A doação só não é permitida para mulheres grávidas ou amamentando, pessoas com febre, gripe ou resfriado, quem fez tatuagem há menos de um ano e pessoas com doenças hereditárias.

A coleta, que dura até 10 minutos, é precedida de uma triagem que conta com o preenchimento de um questionário e entrevista com psicólogos e médicos para checar o estado de saúde dos doadores.

O HEMORIO funciona na Rua Frei Caneca, 8, Centro, Rio de Janeiro e atende 0800 282 0708 (Disque-Sangue), de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h.

Aloma Carvalho