Queimados na luta contra a gripe

maio 23, 2019 /

A Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais da Terceira Idade e de Saúde, realiza até o dia 31 de maio, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza. Até o momento, mais de 100 pessoas foram imunizadas.Todas as 19 unidades de saúde estão oferecendo a vacina, das 8h às 17h.

A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Ela pode levar à pneumonia, uma das principais causas de internação e óbito entre os idosos no país. A meta do governo municipal é imunizar 34 mil pessoas até o fim da campanha. Até o momento, apenas cerca de 50% dos idosos da cidade se preveniram contra a doença.

A Secretária Municipal da Terceira Idade, Maricéia Peluzio, fez um alerta sobre a importância da campanha nacional. “Alguns idosos acreditam que a vacina pode piorar o quadro da doença, mas isso não acontece porque a vacina é produzida com o vírus inativo e não tem capacidade de provocar a gripe em si. Pelo contrário, ela é capaz de aumentar a imunidade e impedir que a doença deixe sequelas mais graves”, declarou a gestora.

Já para receber a vacina, é necessário comparecer em uma das 19 unidades de saúde da cidade com documento de identificação com foto, cartão de vacinação e fazer parte do público alvo determinado pelo Ministério da Saúde: crianças (de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da área da saúde, mulheres com até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas, professores e jovens de 12 a 21 anos que exercem medidas socioeducativas. O imunizante é contraindicado para pessoas alérgicas a ovo, com quadro de febre aguda ou Síndrome de Guillian-Berré.

Aloma Carvalho