Queimados incentiva cultivo de plantas e horta doméstica

agosto 8, 2019 /

Ervas que saborizam a comida, flores que enfeitam os jardins e muito contato com a natureza. Assim têm sido as aulas para cerca dos 27 alunos que participam do curso de Horta Doméstica, oferecido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura (SEMDRAG), em parceria com a EMATER-RIO. A iniciativa que visa incentivar os moradores a iniciarem o cultivo de plantas em suas próprias casas, teve inicio nesta quarta-feira (7) na sede da pasta.

As aulas acontecem todas as quartas-feiras com duração de duas horas cada e, estão divididas em quatro módulos que abordarão temas como: importância do cuidado com o solo, adubação, calagem, plantio, irrigação, inseticida caseiro, compostagem doméstica e aula prática de plantio. Ao final do curso, os alunos participarão de uma formatura com direito a certificado de conclusão.

Para o Secretário da Pasta, Abilio Cardoso, o curso de horta doméstica prestigia os moradores da cidade que tanto desejavam aprender mais sobre essas técnicas. “Essa demanda surgiu da própria população que sentiu a necessidade de aprender como plantar diversas espécies dentro de suas residências em um espaço limitado”, exemplificou o gestor.

Formado como Técnico em Agropecuária e graduado em Gestão Ambiental, Sidney da Silva comentou sobre os principais objetivos dos encontros. “A nossa intenção é promover a segurança alimentar que é um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento de alimentos e, também, atender a população mais carente aliado ao desenvolvimento sustentável no município”, frisou o professor.

Moradora do bairro Vila das Porteiras, Deise Azevedo (43), foi convidada por sua filha, estudante Juliana Azevedo (25), a participar das aulas na sede da SEMDRAG. “Pensando na saúde da minha família fui motivada a fazer esse curso para aprender a forma correta de cultivar os alimentos mais saudáveis e natural possível. A minha filha, sempre teve muita consciência ambiental e hoje estamos juntas levando conhecimento e saúde para nossas mesas”, concluiu a mãe.

Os interessados em obter mudas de plantas podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, que está localizada na Rua Francisco Gabriel Neto, s/nº – Fanchem. O órgão atende pelo telefone (21) 2779-8484.

Aloma Carvalho