Queimados amplia feira da roça

agosto 29, 2019 /

Investir em uma alimentação saudável e livre de agrotóxicos tem se tornado uma das principais preocupações do brasileiro. Por isso, a Prefeitura de Queimados decidiu ampliar a tradicional Feira da Roça – que oferece produtos orgânicos como frutas, legumes, verduras, ovos e queijos a preços acessíveis no Centro da cidade – e levar suas mercadorias também à Estação Cidadania (antigo CEU) Planeta Futuro, no bairro São Roque.

A iniciativa, que expõe alimentos cultivados por agricultores queimadenses às terças e quintas-feiras, das 6h às 14h, na Rua Elói Teixeira (altura da estação ferroviária), passará a acontecer aos sábados – quinzenalmente – na Rua Macaé, 430, no mesmo horário.

Os produtores interessados em se cadastrar no projeto – que também comercializa itens como ervas medicinais, leite, doces caseiros, húmus e mel – podem procurar aSecretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, localizada na Rua Francisco Gabriel Neto, nº 0, Fanchem ( 2779-8484).

Quem aprova a iniciativa é a professora Kelly Aparecida (36). Cliente frequente da feira, ela incentiva os filhos a consumirem produtos sem agrotóxicos. “Na minha casa todos já entenderam que o melhor alimento é aquele plantado de forma ecológica e consciente. E isso não é positivo apenas em razão do meio ambiente, eles sempre pedem que eu compre a alface da feira por ser mais molinha e saborosa”, garante a moradora do bairro Vila do Tinguá.

Trabalhando há mais de 5 anos como feirante em sua barraca de hortaliças, Maria das Graças (54) trouxe técnicas de cultivo do Nordeste e conta que o ensinamento é passado de pais para filhos. “Já nasci roçando, é a minha vida, a gente aprende a consumir tudo que planta. Ensinei aos meus dois filhos que, além de me ajudarem na roça, também estudaram e conseguiram emprego graças ao dinheiro que ganho a vida inteira com a minha própria terra, usando minhas próprias mãos”, conta a produtora.

Investimento para o lar e para a cidade

O Secretário da Pasta, Abílio Cardoso, afirma que é um compromisso da gestão municipal investir na agricultura familiar e revela ser um fiel consumidor da Feira da Roça, que existe há 8 anos por meio da Associação da Feira da Roça de Queimados (AFERQ).

“Nossa cidade sempre produziu dentro de seus limites territoriais e temos orgulho disso. Podemos investir ainda mais nos nossos produtores agrícolas e por isso decidimos acrescentar mais um dia à programação do projeto. Eu amo essa feira, amo comprar verduras e legumes aqui e levar direto para a minha mesa. Nosso intuito é que a população possa adquirir esses produtos frescos todos os dias”, afirma o gestor.

Já o Coordenador Geral da Associação da Feira da Roça, Claudio Nicolau, destaca que o investimento da iniciativa sempre retorna para a cidade. “Nós produzimos aqui, compramos aqui e todo o dinheiro que recebemos volta para a economia da própria cidade. Mais de 90% do nosso faturamento é gasto dentro de Queimados, garantindo que a economia local cresça e empregos sejam criados”, conclui o produtor rural.

Aloma Carvalho