Projeto “Espaço Cidadão” forma nova turma em Belford Roxo

maio 15, 2019 / Sem categoria

Dia de festa na sede do Centro de Referência de Assistência Social Terezinha Alexandrino de Oliveira, o Cras XI, do bairro Wona, em Belford Roxo. Cinquenta e quatro pessoas, jovens e adultos, lotaram uma das salas do espaço, como figuras importantes do evento. Todos receberam o certificado pela participação nas palestras sobre cidadania, Educação Financeira e Planejamento Familiar, ministradas através do Projeto Espaço Cidadão, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Instituto da Criança. Todos agora têm a mesma tarefa: multiplicar o que aprenderam.

O pedagogo Rodrigo Silva, coordenador do projeto pelo Instituto da Criança, disse que o projeto já tem 15 anos e já atendeu quase 16 mil pessoas. “É o nosso terceiro ano no município. No primeiro, as atividades foram desenvolvidas dentro dos Cras; no segundo, nas instituições sociais; e este ano fizemos em ambos”, destacou. “As palestras começaram em março, tiveram a duração de dois meses e foram realizadas em oito encontros, uma vez por semana. As aulas foram comandadas pelos coordenadores dos centros de referência, capacitados pelo Instituto da Criança”, explicou.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Diogo Bastos, salientou que o projeto atua em áreas em situação de risco social e tem mostrado que é possível melhorar a qualidade de vida de várias famílias. “Hoje estamos formando mais uma turma de moradores do bairro Santa Teresa e jovens do Projeto Social Futuro Brilhante, nosso parceiro, referenciados pelo Cras do Wona. É sem dúvida um trabalho muito interessante, pois agrega valores e conhecimentos”, afirmou Diogo.

Ao som da viola

Numa solenidade descontraída, ao som do violão do orientador social Fausto Barroso, os alunos cantaram e vibraram com canções de Tim Maia, Zeca Pagodinho e Beth Carvalho, enquanto aguardavam para receber o certificado. Kauã Victor da Silva Fidelis, 15, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, estava radiante com o momento. “Adorei todas as palestras e ganhei novos conhecimentos”, disse. “Eu me interessei bastante sobre o tema Empreendedorismo. Muito bom. Aprendi como administrar dinheiro. Quero ser um empreendedor”, assegurou o amigo de Kauã, Luiz Felipe Freitas Claudio, 15.

Aloma Carvalho